Convênio de intercâmbio cultura é assinado em Portugal. Iniciativa beneficia 10 alunos do curso de engenharia cerâmica da Unibave.

             O prefeito de Cocal do Sul, Nilso Bortolatto e o presidente da Câmara de Vereadores, Lésio Rosso chegaram satisfeitos de Portugal depois de firmarem o convênio cultural entre as Universidades de Aveiro e Unibave. Eles conheceram de perto os trabalhos que estão sendo desenvolvidos desde janeiro de  2011 pelos 10 alunos do curso de Engenharia Cerâmica da Unibave, campus Cocal do Sul, único do Brasil.         

               Na última semana, as autoridades do município acompanharam a comitiva formada pelo reitor da Unibave, Celso de Oliveira Souza; vice-reitor, Valmir José Bratti e o prefeito de Orleans, Jacinto Redivo para a formalização do intercâmbio cultural.           

               A Universidade de Aveiro é possui o maior centro tecnológico na área de cerâmica e vidro do mundo. De acordo com Bortolatto a comitiva foi muito bem recebida e os alunos estão em boas mãos. “A oportunidade que esses estudantes estão tendo é de ouro. Eles retornam em junho trazendo na bagagem conhecimento de ponta e entrarão para o mercado de trabalho com diferencial”, ressalta.          

                O objetivo do curso de engenharia cerâmica da Unibave, o terceiro no mundo,  é proporcionar ao setor cerâmico a oferta de profissionais com alto desempenho. Para Lésio Rosso a viagem mostrou um outro lado de mundo quando o assunto é tecnologia de ponta. “A universidade de lá é muito avançada. O aperfeiçoamento que esses acadêmicos terão é uma porta aberta para que eles se tornem grandes engenheiros no setor. Eles estudam todos os materiais a fundo e realizam testes com precisão com equipamentos de última geração. Tudo para que a produção tenha uma perca mínima de produto e materiais”, avalia.