Caixão na praça de Cocal choca população no dia mundial sem cigarro

            Para quem passa em frente a igreja matriz de Cocal do Sul na manhã desta terça-feira, 31, a cena é chocante. Profissionais da Secretaria de Saúde do município utilizaram um caixão para chamar a atenção da população para uma vida sem cigarro.           

             O secretário de saúde do município, Sidney Duarte de Oliveira explica que a cena é de um velório a céu aberto e o falecido é um cigarro gigante. “A intenção é chocar as pessoas mesmo. “Esta foi uma forma de alertar  sobre os malefícios do cigarro. Aqueles que por aqui passarem vão receber informações, orientação, folder e adesivos. Além disso, os interessados em parar de fumar poderão se inscrever para o grupo de controle ao tabagismo no município. Tudo para que as pessoas optem para uma vida saudável e valorizem a saúde”, ressalta.        

              Hoje, em todo o mundo, é considerado o dia mundial sem tabaco. A campanha será realizada durante a manhã em Cocal do Sul. Para ajudar a diminuir o número de fumantes no município, a secretaria de saúde desenvolve o Programa de Controle do Tabagismo para as pessoas que realmente desejam parar de fumar. O trabalho existe há quatro anos e registra resultados positivos. De acordo com a coordenadora do grupo de tabagismo, Gisele De Bem De na próxima semana um novo grupo deverá abrir com encontros durante a tarde e, dependendo da procura das pessoas, um outro poderá ser aberto na parte da noite. “As vezes o que falta é incentivo. Nós explicamos o que o cigarro causa, desenvolvemos estratégias, falamos sobre a dependência química e psicológica, realizamos exercício de relaxamento entre outros. Acompanhamos durante um ano a pessoa para que ela não se entregue em casos de recaída e o tratamento seja reforçado e firme”, finaliza Gisele.    

               As pessoas interessadas em participar do grupo podem entrar em contato com a enfermeira Gisele no ESF do bairro Jardim Elizabeth ou pelo telefone 3447-1445.