Reciclagem é o foco no dia do meio ambiente em Cocal. Centenas de crianças e adolescentes deixaram sua mensagem de conscientização através de apresent

             Com o tema “A degradação ambiental é o reflexo de nossas ações. Seja consciente, RECICLE”, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Cocal do Sul (Fundac) celebrou nesta terça-feira, 07, o dia nacional do Meio Ambiente comemorada no último domingo. O evento foi aberto pelo prefeito Nilso Bortolatto e o vice, Valdemar Bettiol. Outras autoridades também prestigiaram o encontro. As atividades foram realizadas na praça da igreja matriz e no salão paroquial em parceria com a secretaria de educação, Colégio Maximiliano Gaidzinski, Empresas Eliane Revestimentos Cerâmicos e Epagri.  Centenas de crianças e adolescentes participaram durante o dia.           

               Em seu discurso, Borolatto elogiou a iniciativa e a participação dos alunos, professores e responsáveis pela escola e destacou que a iniciativa dos estudantes é de grande importância e ajudará na conscientização das pessoas. “Nosso grande desafio junto com a Fundac é fazer com que as pessoas possam agir e pensar as questões ambientais de forma construtiva, visto que a degradação do meio ambiente é um problema coletivo”, destacou.    

               A  superintendente da FUNDAC, Rose Isabel Golombieski explica que o foco este ano é a reciclagem no município. “Estamos  desenvolvendo uma série de projetos no município. Nossa integração com as escolas é um deles. Queremos que as crianças e adolescentes sejam nossos parceiros nesta luta e que possamos dar bons exemplos em nosso município”, afirma.   

              Corais, dança,  paródia e músicas criadas como “O coração da mata” do aluno Alisson da gaita encantaram o público e deixaram uma mensagem de conscientização e respeito ao meio ambiente. Crianças das oito escolas da educação infantil também participaram com a exposição de 60 jogos matemáticos desenvolvidos com material reciclável desde o início do ano. Para a coordenadora pedagógica, Thais Albino Olivier  “essa é uma forma de estimular nossas crianças desde pequenas, já que elas serão os multiplicadores desta ação”, afirma.            

              Durante o evento também foram distribuídas mais de 100 mudas de árvores em parceria com o Samae e material educativo e sementes de verduras pela Epagri. Além disso, para estimular e conscientizar os estudantes, a Fundac realizou o segundo concurso de melhor desenho e redação. A premiação foi feita durante o evento. O vencedor de cada série até o oitavo ano ganhou uma bicicleta e a melhor redação das turmas do nono ano levou um notebook. Duas bicicletas também foram sorteadas entre os participantes do evento.