Cocal do Sul dá a largada para a Campanha contra a pólio. Gotinhas estarão disponíveis até sábado em todos os postos para crianças menores de cinco an

           A secretaria de saúde de Cocal do Sul deu a largada nesta segunda-feira, a Campanha Nacional de vacinação contra a Paralisia Infantil (poliomielite). Até sábado, dia “D”, todas as unidades de saúde estarão distribuindo a gotinha para crianças menores  de cinco anos. A meta, recomendada pelo Ministério da Saúde, é vacinar 824 crianças no município, o que corresponde a 95%.

 

             No sábado (18 de junho), a equipe de saúde irá atender das 8h às 17h em todos os ESFs. Além disso, três barreiras  serão formadas em locais estratégicos, como: Polícia Rodoviária Estadual e no estacionamento dos supermercados Bistek e São Pedro.  Durante a semana que antecede ao dia “D”, a equipe da secretaria de saúde estará atuando em todas as escolas de educação infantil do município e creches.          

               De acordo com a coordenadora da vigilância Epidemiológica, Gilmara Viel a orientação é para que os pais ou responsáveis apresentem a carteirinha de vacinação. “Muitas crianças não retornaram para fazer a segunda dose da vacina contra a gripe. Aquelas que não fizeram poderão receber a vacina junto com a dose contra a pólio até o próximo sábado”, ressalta.          

                A poliomielite é uma doença infecciosa causada pelo poliovírus selvagem e pode causar paralisia flácida e até levar a morte. A vacina é gratuita, segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.