Projeto banda Marcial e Musical incentiva alunos de Cocal a tocar um instrumento

            Para incentivar ainda mais os alunos que participam do Projeto da Banda Marcial e Musical de Cocal do Sul, a Administração Municipal adquiriu recentemente novos equipamentos e instrumentos. O projeto que atua há cerca de cinco anos no município dá oportunidade para crianças e adolescentes aprenderem a tocar um instrumento.          

            Cinquenta alunos participam da iniciativa mantida pela secretaria de Educação, Esporte e Cultura do município. De acordo com o secretário, Arlei Boselo Ponciano a intenção é dar as condições necessárias para que as técnicas de aprendizagem possam ser desenvolvidas da melhor forma possível. “As bandas são importantes para o município porque abrilhantam nossos eventos, como o dia sete de setembro e o Cocal Luz. Além disso, as crianças começam a ter um outro olhar sobre cultura e o mundo da música, já que são estimuladas a desenvolver inúmeras habilidades durante as aulas”, ressalta.             

             Os encontros são coordenados pelo maestro-professor, Fábio Paulo Matias e acontecem duas vezes por semana, nas dependências da garagem da prefeitura. O professor explica que na banda marcial, os alunos aprendem um instrumento de percussão e na musical de sopro. “Esta é uma oportunidade onde eles desenvolvem o aprendizado, coordenação motora, ouvido, inteligência, amizades e perdem a timidez, por exemplo. Para participar das aulas, basta o aluno ter vontade. Ele não precisa ter o instrumento, tudo é cedido pela administração e as aulas são gratuitas”, destaca.    

               Para fazer parte do projeto da Banda Marcial ou Musical é preciso entrar em contato com a secretaria de educação pelo telefone 3447-3202 ou ir até o local dos ensaios que acontecem nas quartas-feiras (partir das 9h), quintas-feiras (no período da tarde) e sextas-feiras (durante a manhã e tarde).