Dia de campo de pecuária de corte prepara pecuaristas de Cocal para a II Expofeira

            É com o objetivo de preparar os pecuaristas de Cocal do Sul para a II Expofeira que será realizada de 15 a 17 de julho, no CTG Tio Milo,  que a Epagri em parceria com a Administração Municipal reuniu os pecuaristas para um dia de campo. O encontro aconteceu na propriedade de Zélio e Eliane De Manech onde os participantes  verificaram a situação atual da propriedade, princípios Voisin, pastagem e animais, destino adequado do lixo de pecuária e o projeto virtual para a produção de gado de corte.       

             De acordo com o engenheiro agrônomo da Epagri, Cleiton José Pereira esta propriedade de gado de corte é um exemplo para os pecuaristas do município, pois há um aumento significativo na produção. “Em um espaço de quatro hectares, a família produtora consegue trabalhar com 22 cabeças de gado da raça Brahman, chegando a produzir 10 bezerros por ano. Um resultado fantástico, tendo em vista que este tipo de gado consome muita pastagem e, no geral, os pecuaristas trabalham com uma cabeça por hectare”, destaca.       

             O dia de campo também mostrou que é possível melhorar a média de produção de gado desde que se respeitem algumas questões.  “Uma delas é o uso da tecnologia Voisin que divide a área em piquetes, conseguindo controlar o crescimento do pasto e não permitindo que o animal ande em sua área total. Também tem o uso da silagem. Com ela eles conseguem complementar a alimentação necessária para o gado”, explica.      

             Para o prefeito, Nilso Bortolatto todas as dicas foram importantes para que os 50 pecuaristas de Cocal possam avançar ainda mais na sua propriedade. “A nossa bandeira é incentivar para melhorar a fonte de renda das famílias. Por isso investimentos em conhecimento e eventos que possam alavancar o seguimento. Este ano, além da exposição de gado, nós teremos o primeiro leilão de gado em geral. A expectativa é de que 100 cabeças sejam comercializadas durante o evento idealizado pela secretaria de agricultura do município em parceria com a Epagri”, ressalta.       

               Participaram também do dia de Campo de Pecuária de Corte o gerente da Epagri, Renato Fontana, secretário de agricultura do município, Jairo Prudêncio, vereador, Agenor da Soler, entre outros.