Alunos da Demétrio Bettiol realizam Feira Cultural

            Centenas de pessoas participaram da Feira Cultural realizada pelos alunos e professores da escola municipal Demétrio Bettiol. A culminância de trabalhos chamou a atenção do público pela diversidade e o foco, principalmente, nas questões ambientais. Diversos trabalhos foram apresentados, como: brinquedos reciclados, reciclar é arte, arte de apresentar, jogos reciclados, expressão ilustrada “Hino de Cocal do Sul”, teatro, exposição de obra literária, história de Cocal do Sul e dos números, formas geométricas, poesia em tela, túnel do tempo com histórias dos bairros, entre outros.             

           Os alunos também incentivaram o respeito e distribuíram adesivos sobre o tema. A aluna, Heloisa Danielski explica que através de poesias a equipe quis chamar a atenção para que as pessoas respeitem o próximo em qualquer situação, a começar dentro da escola e na família.           

           A oficina de Xilogravura também foi um diferencial durante o evento. A técnica é pouco divulgada nas escolas e a intenção foi trazer essa arte utilizada pelos antigos para a atualidade.  “A xilogravura é uma técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. È um processo muito parecido com um carimbo.` É uma técnica em que se entalhar na madeira, com ajuda de instrumento cortante. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebecida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura”, explica a professora de artes Ana Paula Costa Fernandes.       

           A Feira Cultural faz parte do projeto interdisciplinar “O homem poético que na literatura da vida e na geometria dos sonhos reciclam-se” e os “20 anos de emancipação política de nosso município”.   De acordo com o coordenadora pedagógica, Andreane Motta todos os trabalhos foram desenvolvidos durante o primeiro semestre pelos alunos do 1º ano a 8ª série.