Saúde realiza ações contra tabagismo no Centro de Cocal do Sul

Para conscientizar sobre todos os males que o cigarro pode trazer ao organismo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira dia 29, a distribuição de um informativo ilustrativo, composto por 16 páginas, no Centro da cidade. A ação foi desenvolvida pela equipe da Secretaria e

atendeu centenas de pessoas.

A iniciativa é alusiva ao dia de Combate ao Tabagismo celebrado no dia 31 de maio.

Para ajudar as pessoas a parar de fumar e, consequentemente, diminuir as doenças relacionadas ao cigarro no município, a Secretaria de Saúde desenvolve um Programa para atender essas pessoas. O trabalho é acompanhado por uma equipe de multiprofissionais (Enfermeiros, Odontologistas, Nutricionista, Psicólogas, médicos) e coordenado pelo Enfermeiro Sidney Duarte de Oliveira.

Segundo a Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez até o momento, seis grupos foram concluídos e três iniciaram o acompanhamento, com previsão de mais abertura para o segundo semestre. “Parar de fumar é o maior investimento em saúde que um fumante pode fazer. Atitude que pode render muitos anos a mais de vida e a co-responsabilização do paciente é de extrema importância para o processo”, afirma Sinara Crippa Milanez.

Saiba mais sobre o cigarro

De acordo com a organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa evitável de mortes do mundo. As consequências do hábito de fumar são inúmeras, a começar pelos prejuízos financeiros. No Brasil, a cada

5 minutos morre uma pessoa por doenças relacionadas com o cigarro. Fumantes tendem a morrer mais cedo que não fumantes. Estima-se que um em cada dois fumantes morrerá devido a esse hábito, pois o cigarro mata mais do que o álcool, acidente de carro, AIDS e homicídios somados. O tabagismo está relacionado com pelo menos 30% das mortes por câncer. Pelo menos 70% das mortes por câncer de pulmão e outras doenças como aneurismas, bronquite, enfisema, coração e derrames cerebrais estão relacionadas ao uso de cigarro.

Além disso, o cigarro também reduz a fertilidade, aumenta o risco de parto prematuro e de má formação fetal, pode causar pneumonia e piora de asma, catarata, osteoporose, ulceras e doenças vasculares e outras doenças.