Aulas de artesanato motivam crianças do PETI

            As aulas de artesanato é um dos atrativos para os 40 alunos que fazem parte do PETI, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Cocal do Sul. Iniciada neste ano, as atividades acontecem uma vez por semana e tem o objetivo de despertar a criatividade e habilidades das crianças.            

            De acordo com a professora de artesanato, Sandra Cardoso Costa essa é uma atividade que eles gostam muito de praticar, é uma novidade. “A gente observa o interesse e a participação. Eles se soltam mais. Os trabalhos mexem com a imaginação e eles utilizam todo tipo de material. Nós já confeccionamos mosaico, caixinhas decorativas, arte em toalha, entre outros. A idéia é realizar uma exposição com toda a produção em sala de aula até o final do ano”, destaca. 

             Para o aluno Luiz Fernando da Cunha Rosso a aula é um momento para expor a criatividade. “As vezes também levo o aprendizado para a casa, onde pratico mais. É muito bom”, afirma.  

            O PETI é coordenado pela assistente social Paula Tomaz Zavarise. “O artesanato é o diferencial este ano e os alunos têm acesso a mais uma atividade que poderá despertar interesses futuros e mexer com a imaginação. As crianças  também contam com aulas de informática, educação física e muai-tai.”, ressalta.      

              O PETI é um Programa do Governo Federal que tem como objetivo retirar as crianças e adolescentes de 7 a 15 anos de idade do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre ou degradante, ou seja, daquele trabalho que coloca em risco sua saúde e sua segurança. Os alunos também recebem almoço e lanche durante a permanência.