Formatura: cursos de capacitação incentivam jovens a abrir o próprio negócio

            Mais de 30 jovens entre 18 e 29 anos receberam na noite da última sexta-feira, 19, o certificado de conclusão dos cursos de Embelezamento (maquiagem, corte cabelo, manicura e pedicura) Corte Costura (modelista). A formatura aconteceu no centro comunitário do bairro Boa Vista e os alunos foram recebidos pela madrinha das turmas, primeira dama Rosana Saccon Bortolatto, o prefeito Nilso, secretários, vereador, professores, amigos e familiares. Durante a cerimônia, o professor Lee Montenegro apresentou uma amostra que destacou o aprendizado dos alunos. Diferentes penteados e maquiagem para diferentes ocasiões foram feitos pelas futuras cabeleireiras e cabelereiro. O trabalho foi exibido durante o desfile. No curso de corte costura, a maioria das participantes foram vestidas com roupas feitas por elas.        

                 O aprendizado durante os seis meses de aulas práticas e teóricas já traz resultados e oportunidades na vida da maioria dos jovens participantes. Diuliana Rocha, 20 anos, é um exemplo. Ela trabalhava como manicura em um salão de beleza e com o aperfeiçoamento agora espera abrir o próprio negócio. “Eu adoro trabalhar em salão, me identifiquei muito, principalmente com o corte cabelo. Assim que terminar minha casa, vou abrir meu próprio salão no porão”, afirma.      

                 Já Tuani Medeiros, de 22 anos, resolveu fazer o curso de corte costura para confeccionar para a família. “Eu já fiz casaco, blusinha pra mim, para minha filha. É muito bom, a gente até economiza mais”, afirma.          

                Os cursos foram oferecidos gratuitamente por meio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Ação Social, do Programa do Governo Federal Projovem Trabalhador,  SULFORP e Indesi Brasil.  Os alunos também receberam uma bolsa no valor de R$ 100,00 por mês durante a permanência. 

                 Este é o segundo ano que a Prefeitura vem oferecendo cursos através do programa e tem dado muito certo. “Centenas de alunos já receberam capacitação em Cocal do Sul. Nossa intenção é manter essa parceria e a cada ano oferecer novos cursos de qualificação para os jovens e prepara-los para o mercado de trabalho”, finaliza o prefeito Bortolatto.   

                Mais informações pelo telefone: 9933.7310 (Geraldo)