Saúde de Cocal esta em segundo lugar na Amrec de acordo com índice Firjan

Divulgado no último domingo, dia 6 de outubro, o índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) apontou que o município de Cocal do Sul ocupa a 175 ª colocação no Estado de Santa Catarina, no que se refere à saúde. Os dados informam que a cidade é a segunda colocada na região da Amrec, ficando atrás somente do município de Lauro Muller.

Segundo o secretário de saúde do município, Sidney Duarte de Oliveira o resultado do índice é o reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido no município. “De maneira geral a gente sabe que a saúde do país encontra dificuldade e isso acaba refletindo nos municípios. Mas nós procuramos sempre dar boa qualidade de vida às pessoas com a prestação de um bom serviço e atendimento aos nossos usuários com foco na resolutividade  aos problemas apresentados”, destaca.

Os dados utilizados no estudo são do ano de 2009 e foram fornecidos pelo Ministério da Saúde. As variáveis utilizadas são o número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas e óbitos infantis por causas evitáveis.

O que é o índice FIRJAN

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego/ Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

Os índices dos município da Amrec

140ª – Lauro Muller

175ª – Cocal do Sul

195ª – Orleans

206ª – Siderópolis

210ª – Nova Veneza

222ª – Içara

233ª – Criciúma

238ª – Forquilhinha

249ª – Treviso

255ª – Urussanga

261ª – Morro da Fumaça

Mais informações pelo telefone: 9974-0112, Sidiney.