Em noite histórica, Colégio Maximiliano Gaidzinski é homenageado pela ALESC

           Mais de 600 pessoas prestigiaram o reconhecimento à instituição que há 35 anos faz a diferença na formação de cidadãos críticos, autônomos e criativos dentro da sociedade e do setor tecnológico              

          Uma noite histórica e inédita para Cocal do Sul e para a educação da região.Assim foi a sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que homenageou os 35 anos de história do Colégio Maximiliano Gaidzinski (CMG), nesta quarta-feira, 14. O evento foi acompanhado por autoridades de toda a região, lideranças, pais, alunos e ex-alunos, profissionais da indústria, em especial, a família Gaidzinski, mantenedora da instituição, reunindo mais de 600 pessoas no salão de festas da igreja matriz.  

           Para o Deputado Valmir Comin, proponente da sessão, não há maior homenagem e tema para uma sessão solene, que a reverência à educação. “A história do colégio se confunde com a de SC e do Brasil. Dele saíram cabeças pensantes, intelectuais e ótimos profissionais para o setor cerâmico. Celebramos a história e a conquista de cada um daquele que, por meio do seu trabalho, deixou como legado esta instituição. Eu não tenho dúvidas, é a partir da educação que podemos transformar o mundo”, resumiu o parlamentar.  

          O prefeito do Município, Ademir Magagnin, não escondeu o orgulho de receber pela primeira vez na história do município uma sessão solene da Assembleia Legislativa. “Essa empresa por meio do colégio fez mentes evoluírem, pessoas brilharem e terem diferencial. Em nome da nossa cidade agradeço as empresas Eliane por terem escolhido Cocal do Sul para instalar todo esse progresso.Temos que nos orgulhar deste potencial que ultrapassou o país para ganhar mercados internacionais. Quando a escola cobra estudo e disciplina e o aluno se dedica e entende que isso é para o seu melhor, não haverá outro resultado senão o sucesso. Parabéns a todos os alunos de ontem e de hoje, o colégio realmente fez por merecer tanto é que hoje nós temos a Assembleia Legislativa nos dando a honra desse reconhecimento, pela grande iniciativa do Deputado Comin”, afirmou.  

           O Diretor do CMG, Vilmar Menegon Bristot recebeu a placa comemorativa das mãos do deputado e expressou o sentimento de gratidão e orgulho de toda a instituição. “Fomos escolhidos porque temos o poder de transformar as pessoas. Conseguimos transformar pessoas humildes para ter uma vida melhor e conquistarem o seu espaço no mercado de trabalho. Isso nos faz ser diferentes e ainda mais responsáveis e comprometidos para uma educação de qualidade”, destacou. Representante da família, o empresário André Gaidzinski, enfatizou a dedicação dos familiares ao sonho. “A Eliane sempre se dedicou ao social e foi para uma comunidade, cidade e região que o colégio nasceu. Sempre estivemos ao lado de Cocal do Sul e assim estaremos fazendo a nossa parte proporcionando e trazendo educação de qualidade para esse município e para a região”, ressaltou.  

           Jovens inseridos no mercado de trabalho 

           O Colégio nasceu em 1979 a partir do sonho do empresário, Edson Gaidzinski, quando as empresas ainda nem falavam em responsabilidade social, abrindo portas e oportunidades para centenas de jovens e famílias. Desta forma, a empresa criou uma escola para formar seus próprios técnicos, em período integral, a custo zero para os estudantes, qualificando para o mercado de trabalho mais de 800 técnicos em cerâmica e eletromecânica. Profissionais que atuam na região, estado, país e até no exterior. Entre os técnicos está o ex-aluno Frâncio Aníbal Dutra, de 45 anos, de Urussanga. Também homenageado, ele destaca que o CMG é um colégio que atua de uma maneira humanizada ao mesmo tempo impõe dificuldades e cobra muito comprometimento dos alunos.  Na avaliação, um fato bastante positivo. Um método que contribuiu diretamente na sua vida, não somente no sentido de conhecimento técnico e cultural, mas como cidadão”, relatou. Formado na segunda turma do colégio, Dimas Ailton Rocha tem história semelhante. De família humilde, aproveitou a oportunidade de entrar na escola e hoje, homenageado, relata que todo o seu conceito e experiência profissional são dedicados ao Colégio e a oportunidade que teve na empresa Eliane. Depois de começar na fábrica como estagiário, chegou a ser assessor do diretor industrial da empresa. “A postura e a qualidade é mantida, a metodologia é a mesma. Num país tão carente de uma educação de qualidade a sessão solene acaba sendo um incentivo para que o colégio continue atuando de maneira tão importante”, finalizou. 

Topo

           O CMG também está no topo das escolas técnicas de Santa Catarina. Ele é considerado o melhor do Estado na relação de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por três anos consecutivos e ficou entre as 100 melhores escolas técnicas do Brasil, ocupando a 72º colocação. Quase 27 mil escolas foram avaliadas em todo o Brasil.  

Os homenageados da noite

             Durante a solenidade também foram homenageados profissionais, ex-alunos e os filhos do fundados das empresas Eliane Revestimentos Cerâmicos, Maximiliano Gaidzinski pela convicção de manter um colégio à custa da empresa se transformando num vitorioso projeto Educacional. Receberam reconhecimento:

– Edna Gaidzinski Bastos;

-Rafael Gaidzinski Stadler, representando sua mãe, Eliane Gaidzinski Stadler;  

– Vicente Tiziani Gaidzinski, neste ato representando seu pai,  Vicente Gaidzinski;

– Edson Gaidzinski, neto de Maximiliano Gaidzinski e filho do fundador do colégio;

-André Gaidzinski, representando seu irmão, o irmão Edson Gaidizinski Junior, atual diretor presidente das empresas Eliane.

– Roberto Gaidzinski Bastos, presidente do conselho de administração das empresas Eliane e também conselheiro do IMG, Associação mantenedora do colégio.

– Celito Heinzen Cardoso, primeiro diretor do CMG (1979 a 1986) e atualmente presidente do conselho do IMG;

– Sandra Tassi Mondardo recebendo a homenagem em nome da ex-diretora, Nidia Joaquina Goulart (1987 a 2002),  in memoriam;

– Vilmar Menegon Bristot, diretor do CMG desde 2003;

– Luiz Carlos da Silveira, professor que a mais tempo trabalha no colégio;

– José Antônio Crepaldi, ex-aluno do colégio e executivo das empresas Eliane;

– Frâncio  Anibal  Dutra, também ex-aluno do colégio e executivo de vendas da Piso Forte Revestimentos Cerâmicos.