Proerd: Mais de 200 crianças dizem não às drogas em Cocal do Sul

Mais de 200 crianças de Cocal do Sul disseram não às drogas através do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) este ano no município. Alunos da rede municipal, estadual e particular fizeram valer todo o aprendizado adquirido durante a cerimônia de formatura, realizada no ginásio de esportes Gílio Búrigo. Prêmios foram sorteados aos participantes e o mascote Daren fez a alegria das crianças.

Coordenado pelo policial Sidnei Warmeling, o trabalho mostrou às crianças não só a realidade das drogas, mas a necessidade de desenvolver suas potencialidades e tomadas de decisões. "O projeto esse ano foi além do esperado. Tudo isso porque houve uma grande participação dos pais e das escolas. Além disso, foi formada a primeira turma do sétimo ano. Fato inédito, uma experiência que no ano que vem vai se repetir devido a boa aceitação dos alunos”, destaca.

A formatura do Proerd foi prestigiada pelas famílias os alunos, professores e autoridades do município, como: Prefeito Nilso Bortolatto, Capitão Valdeci de Oliveira, Sargento José Américo e os secretários de educação Arlei Boselo Ponciano, Administração Ângelo Vicente Cipriano, Obras Luiz Onório e Indústria e Comércio, Ézio Cruz.

Durante o discurso, capitão Valdeci destacou a crise de valores que a sociedade esta vivendo hoje. “A droga é apenas um impulso. E a policia de Santa Catarina quer atingir cada criança nesse sentido. A mensagem de dizer não às drogas é importante para que elas possam tomar a decisão correta e esperamos que elas nunca esqueçam do que aprenderam durante o Proerd”, ressalta.

Para Bortolatto  “o Proerd é um exemplo de trabalho que vem dando certo há oito anos no município. O uso descontrolado das drogas em Cocal do Sul é crítico. Temos problemas em todas as classes sócias. Nossa esperança é essa sementinha plantada em cada criança para que essa nova geração tenha consciência e diga não às drogas”, afirma.

O PROERD é desenvolvido em parceria com a Secretária Municipal de Educação de Cocal do Sul e as escolas das redes estadual e particular. O programa já formou mais de mil crianças. Ao todo são 10 encontros semanais ministrados por policiais militares fardados, voluntários, que auxiliados por uma cartilha especial, ensinam as crianças como conhecer os problemas que as drogas causam no organismo, resistir às pressões do ambiente, pensar nas conseqüências, dizer não, além de aprimorar o espírito de cidadania.