Cocal coleta mais de 50 testes no dia Mundial de luta Contra a AIDS

            Cocal do Sul fez diferente esse ano no dia no Mundial de luta Contra a  AIDS. Com o slogan "UNINDO FORÇAS PARA PREVENÇÃO!", a secretaria de saúde através do programa DST/AIDS realizou durante a manhã, 1º, mais de 50 coletas para exames de HIV, na praça da igreja matriz. Os trabalhos foram coordenados pelo médico, Dr. Pedro Snoeyer e todos os profissionais da saúde se engajaram nessa luta. Além disso, 150 pessoas distribuíram materiais educativos e camisinhas em todos os bairros do município.             

              De acordo com Dr. Pedro a coleta na verdade não tem nada haver com a prevenção. Ela serve para identificar um portador oculto. “Apenas o município de Cocal esta realizando essa ação. As analises serão feitas através de uma parceria com o laboratório Búrigo. A iniciativa acontece pelo fato do aumento do número de casos novos no município. Em 2011, seis foram confirmados. Para Cocal o número é expressivo e a população precisa se alertar”, ressalta.     

              A dona de casa, R.M.A, de 58 anos foi uma das primeiras a realizar o teste e decidiu fazer por precaução. “Eu nunca tinha feito antes. É sempre bom porque a gente vê tanta coisa por ai e é importante tirar a dúvida. Todos deveriam ter essa iniciativa para o seu próprio bem e para o bem da comunidade”, afirma.           

              Hoje 30 pessoas são portadoras do vírus HIV no município e fazem uso do coquetel. Dr. Pedro também destaca a importância da campanha no combate ao preconceito. “Essa discriminação existe porque a AIDS é infecciosa. Ela não tem cura e ainda não existe uma vacina para combatê-la. Só que as pessoas esquecem que o individuo pode tranquilamente viver em sociedade e sem apresentar riscos. Recentemente nós tivemos um caso que exemplifica essa questão do preconceito na cidade. Um homem perdeu o emprego de zelador por ser portador do vírus. Isso dá processo e as pessoas tem que ter mais consciência sobre essa questão”, alerta.    

              A secretaria dde saúde decidiu estender a coleta também para o período da tarde.       

            Mais informações pelo telefone: 3447-1658, Dr. Pedro.