Dois mil alunos voltam às aulas na rede municipal de Cocal do Sul.

          Dois mil alunos da rede municipal de Cocal do Sul voltaram às aulas nesta segunda-feira, 13. Cada escola preparou a recepção de forma criativa e conforme a tradição da instituição. Na escola de Educação Infantil, Cantinho Alegre, por exemplo, as crianças foram recebidas e acolhidas com muitas brincadeiras e jogos. De acordo com a diretora, Sinara Pagnan Harger o dia foi marcado pela ansiedade do pequenos. “Foi muito tranqüilo, principalmente na questão da adaptação. Logo, eles se enturmaram e responderam positivamente ao primeiro dia de aula”, observa.  

           A secretaria de educação do município registrou um aumento considerável no número de alunos novos. Cerca de 10% a mais com relação ao ano passado. Cocal do Sul conta com 10 escolas municipais e aproximadamente 150 professores para atendê-las. De acordo com o secretário de Educação, Esporte e Cultura, Arlei Boselo Ponciano um dos diferenciais esse ano será a disciplina de Educação Musical, onde os alunos terão a oportunidade de aprender, na teoria e na prática, os diferentes ritmos, sons e o uso de instrumentos profissionais e aqueles que podem ser confeccionados em sala de aula. Os professores foram capacitados e irão estimular, ainda mais, os alunos para a prática musical e na descoberta de novas habilidades e talentos.

           Além disso, a secretaria de Educação em 2012 estará com foco no índice de resultados dos alunos na parte de avaliação para que o município continue se destacando no IDEB e colocando a educação entre as melhores escolas da região. O secretário informa ainda que a educação ainda tem como meta iniciar o planejamento e organização para implantar o ensino integral na educação infantil. “Esse nível de ensino é exclusivo de responsabilidade do município. A intenção é atender as crianças não apenas até três anos, mas até os cinco anos em período integral”, adianta Boselo. 

            Na parte de estrutura, todas as escolas da rede receberam melhorias, como: pintura, revisão da parte elétrica e bebedouros, troca de luminárias, limpeza da caixa d’água, entre outros. Duas creches do município também receberam investimento em sua estrutura e na aquisição de novos materiais, novas janelas foram colocadas na Demétrio Bettiol e duas novas salas de aula estão sendo construídas no Cristo Rei.  

             Mais informações pelo telefone: 9623-9761, Arlei.