Alunos conhecem realidade e consequências das drogas com ex-usuário

            Alunos do 6º ao 9º ano da escola municipal Demétrio Bettiol participaram durante essa semana de uma palestra que aborda as consequências e realidade das drogas. O encontro é ministrado pelo dependente químico, ex-usuário Beto Freitas, autor do livro “Do luxo ao lixo”.

             Beto ficou surpreendido com a realidade das drogas no município. De acordo com informações da polícia é preocupante o uso prematuro das drogas no município e, a pior delas, o crack.  Faltam pessoas qualificadas para poder ajudar o doente químico e a família que ficou doente. “O maior bem que a gente tem é a informação, quando a gente está bem informado estamos a frente das coisas. Algumas atitudes precisam ser tomadas e rápido. É preciso promover ações racionais para que o problema vá se minimizando. Aqui, por exemplo, temos muitos casos de pré-adolescentes envolvidos”, destaca.

             O trabalho de Beto em si é uma forma de exemplificação. Ele mostra todo o processo trágico do uso e abuso das drogas. “Eu relato minhas perdas materiais, os sentimentos de perda e dor. Um exemplo vivo do que essa juventude não pode fazer”, ressalta.

              Há seis anos Beto realiza o trabalho voluntário nas escolas, empresas e universidades. Ele é presidente da ONG Vida Limpa, Por uma Vida sem Drogas. Nesse período já encaminhou mais de 500 pessoas  para tratamento e mais de 200 pessoas de comunidades foram ajudadas. “Eu acredito que desse número, 100 pessoas hoje  estão limpas de drogas. Há uma recaída muito grande, e ela acontece principalmente quando a família não está preparada e não se trata junto”, afirma.

              De acordo com a diretora, Eliene de Souza Figueredo “o trabalho de prevenção acontece todos os anos em parceria com a educação e a saúde, mas esse ano nós resolvemos trazer alguém que realmente relatasse com experiência as conseqüências das drogas. O contexto de sua vida é de suma importância como forma de prevenção. Com uma linguagem voltada para o adolescente, o palestrante trouxe curiosidades e conseguiu entrar no imaginário dos alunos com sua vasta experiência no assunto. Tudo isso para ampliar o conhecimento do aluno, sensibilizá-lo e prepará-lo para a vida. ”            

             Mais de 200 alunos participaram da palestra que encerrou nesta quinta-feira, 08, na instituição escolar.