Saúde de Cocal realiza mobilização para prevenir obesidade e uso de drogas

          A secretaria de Saúde de Cocal do Sul realizou nas escolas do município, a semana de mobilização contra a obesidade. Este ano, a ação preventiva tem como tema “Prevenção da obesidade em crianças e adolescentes”.

          No primeiro momento, as equipes de saúde em parceria com a educação realizaram a avaliação antropométrica. De acordo com a enfermeira, Gilmara Viel essa semana, o IMC (Índice de Massa Corpórea) de cada aluno será passado para um programa. “Todos os alunos que apresentarem sobrepeso serão acompanhados por uma nutricionista e os pais também serão orientados. Nós vamos trabalhar a boa alimentação, principalmente com essas crianças e adolescentes e contamos com a ajuda dos pais. A obesidade é coisa séria que traz várias complicações para a saúde, como: diabetes e problemas cardiológicos, por isso precisamos ficar atentos”, destaca.

            Segue ainda durante o mês de março um ciclo de palestra com os alunos sobre riscos e danos do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas. Na última semana, o trabalho foi realizado na escola Estadual Padre Schuller. O tema foi abordado pela Psicóloga Sibila Bendo Pagnan que, de forma dinâmica, interagiu o tema com os adolescentes e aproveitou para tirar uma série de dúvidas e curiosidades.