Cocal passa a contar com bombeiro para fazer vistoria diariamente

O município de Cocal do Sul a partir de hoje passa a contar com os trabalhos de um soldado do Corpo de Bombeiro de Urussanga para a realização de vistoria de obras diariamente. A informação foi passada pelo capitão James Marcelo Ventura e a sargento Katia Regina B. Rosa em reunião com o prefeito Nilso Bortolatto, o vice, Valdemar Bettiol e o secretário de Administração, Ângelo Vicente Cipriano.

De acordo com Bortolatto a demanda no município é grande, há uma média de um habite-se por dia para ser vistoriado, de acordo com as normas de segurança. “Antes esse atendimento era feito uma vez por semana, e muitas vezes a cada 15 dias. Tínhamos muita reclamação principalmente por parte dos empresários que reclamavam do atraso nas liberações por conta disso. Agora o serviço será mais ágil e ainda mais  importante para o desenvolvimento do município”, ressalta.

O atendimento do Corpo de Bombeiro atende as Leis municipais nº 971 e 970 de dezembro de 2009 que autoriza o poder executivo para execução de serviços de bombeiro e que estabelece segurança contra sinistro em edificação e cria o fundo de reequipamento do corpo de bombeiro. Vale lembrar que os alvarás de localização e/ou funcionamento somente serão concedidos pelo setor competente da prefeitura com a aprovação de que a edificação esta de acordo com as normas de segurança contra incêndios mediante a apresentação do atestado de vistoria para funcionamento.

Prefeito quer unidade do Corpo de Bombeiro em Cocal

Bortolatto também levantou durante a reunião o interesse do município para contar com uma unidade do Corpo de Bombeiro. De acordo com o capitão James o primeiro passo é começar com o bombeiro voluntário, depois ter um terreno para construção do quartel e o efetivo.  Bortolatto informou que o município já conta com o terreno, inclusive ele já foi passado para o Governo do Estado para a construção do quartel da Polícia Militar e que a intenção seria fazer a unidade em anexo.  “O problema no atendimento do Corpo de Bombeiro não é o percurso entre Urussanga e Cocal, por exemplo, e sim, o deslocamento. Nós iremos fazer todos os encaminhamentos necessários para que possamos num futuro próximo também contar com esse serviço tão necessário para a população”, ressalta.