Prefeitura de Cocal foca na saúde do homem no dia mundial da saúde

            Centenas de pessoas participaram na noite de ontem, 10, da palestra com o médico urologista, Paulo Sérgio Machado, em Cocal do Sul. O evento realizado pela secretaria de saúde teve o objetivo de marcar o dia Mundial da Saúde celebrado no último sábado (07).         

           O foco no município esse ano foi a saúde do homem. Dr. Paulo falou sobre o câncer de próstata, prevenção, qualidade de vida, alimentação, genética entre outros assuntos importantes para chamar a atenção para os cuidados da saúde masculina.

            De acordo com a responsável pela secretaria de Saúde, Sinara Crippa Milanez a participação das pessoas e o interesse demonstrado durante o encontro foi muito positivo. “Atualmente eles apresentam maior taxa de mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos de vida. A cada três mortes de pessoa adulta no país, duas são de homens”, destaca.

             Dados do Ministério da Saúde revelam que os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres. Isso porque a resistência deles em procurar cuidados médicos e realizar atitudes preventivas é alta. O índice de doenças do coração, câncer, colesterol e pressão arterial é elevado e eles tem maior tendência à obesidade. Além disso, utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade, estão mais expostos aos acidentes de trânsito e trabalho, e encontram-se envolvidos na maioria das situações de violência. “É fundamental que os homens revejam seus valores e crenças e dêem a devida importância ao seu bem mais precioso – a saúde – e com isso possam manter-se saudáveis em várias das fases dos ciclos de vida”, finaliza Sinara.