Cocal do Sul realiza semana Estadual de combate as Hepatites Virais

            A secretaria de Saúde de Cocal do Sul irá realizar a partir da próxima segunda-feira (21), a Semana de Combate as Hepatites Virais. Com o tema “Uma Epidemia silenciosa: A ordem é prevenir”, a equipe de saúde quer alertar as pessoas para que o município vença esta epidemia silenciosa por meio da vacinação contra hepatite B, além de incentivar o uso de preservativos.  

             De acordo com a coordenadora epidemiológica, Gilmara Viel essa é a melhor arma de prevenção.  “O maior fator de risco é a transmissão sexual que acontece em 50% dos casos”, informa.   

             Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, de cada 12 pessoas no mundo, uma tem hepatite. Além disso, cerca de 90% dos infectados não sabem que estão com a doença e só descobrem quando o problema está muito avançado.

             A Hepatite é considerada uma das maiores epidemias mundiais da atualidade. “Ela é uma infecção do fígado e pode ser causada por abuso de bebida alcoólica, reação a alguns remédios e vírus. Somente a Hepatite causada por vírus é transmitida de uma pessoa para outra. Casos graves quando não tratados, podem evoluir para cirrose e câncer”, explica Gilmara.   

            A vacina é disponibilizada através do SUS e pessoas com até 29 anos devem receber a dose no município. Até o dia 27 de maio todas as Unidades de Saúde de Cocal do Sul estarão realizando a vacina, atividades educativas nas salas de espera, bem como, a entrega de folders educativos à população.