Encontro capacita enfermeiros sobre hepatites. Casos quase dobraram de um ano para o outro em Cocal.

          Enfermeiros e técnicos que fazem parte da Secretaria Municipal de Saúde de Cocal do Sul receberam uma capacitação sobre hepatites virais durante a semana. O encontro foi ministrado pela Técnica Custódia Costa, responsável pelo programa de hepatites na região da Amrec e acompanhado pela secretária de Saúde do município, Dr. Ana Paula MArtins Nazário .

         A proposta de capacitar os profissionais em Hepatites Virais tem como objetivo realizar um bom acolhimento e adequada conduta ao usuário, alertar os profissionais e a população.  De acordo com a coordenadora de vigilância epidemiológica, enfermeira Gilmara Viel as hepatites A, B, C, D e E são um grave problema de saúde pública no mundo e no Brasil. Segundo dados estatísticos, bilhões de pessoas já tiveram contado com vírus das hepatites virais e milhões são portadores crônicos. “Capacitar a equipe de enfermeiros e técnicos é uma forma de diagnosticar e acompanhar o tratamento das pessoas portadoras do vírus”, ressalta.

          Gilmara informa ainda que o amento de hepatites em Santa Catarine é preocupante. “Em Cocal do Sul também é considerável. No ano passado tivemos 10 casos confirmados e, esse ano, já são 15 até o momento, com avanço da hepatite B que é transmitida sexualmente. Por essa razão, a capacitação exercerá papel importante para que as equipes estejam aptas a identificar novos casos suspeitos, solicitando exames laboratoriais adequados e encaminhar ao serviço de referência nos casos indicados”, destaca.