Feirantes de Cocal conhecem atividades ligadas à agricultura familiar em Gramado

            É com o objetivo de incentivar e conhecer a agricultura familiar de outras regiões que  os 10 feirantes de Cocal do Sul realizaram uma viagem a Gramado, no Rio Grande do Sul. O grupo foi acompanhado por técnicos da Epagri do município. Os agricultores conheceram a Feira do Colono, Casa do Agricultor e conferiram produtos derivados do leite, carne suína, flores e plantas exóticas e aromáticas, olericultura, frutas secas, panificação, artesanato, entre outros.

            Segundo a extensionista rural, Adriane Maria Scopel  “essa é uma forma de motivar os feirantes do município no desenvolvimento de novas ações, agregar valor dentro da agricultura familiar e estimular para a continuação dos trabalhos”. 

             Para o feirante de Cocal Benvindo Pignatel o passeio valeu à pena. “O setor é bem diversificado. Cada região tem um sistema de feira e atendimento que se adapta muito bem. O setor de pães foi o que mais me impressionou. Eles fazem o pão na hora e há um rodízio de produtores toda a semana. A casa do colono também é outro diferencial. Ali, ficam os produtos para comercializar enquanto que os agricultores estão no campo. Trabalho uito organizado e honesto”, destacou.  

             A Casa do Produtor também chamou a atenção do agricultor. “Neste espaço, no interior, eles processam frutas secas que são levadas até para o Nordeste. Nós tivemos a oportunidade também de almoçar em um restaurante de uma família que transformou a estufa em uma agroindústria de massas e hoje recebem os visitantes em seu restaurante com música italiana”, descreveu Benvindo.