Cocal do Sul conscientiza população no dia mundial de combate a Hanseníase

        O último domingo do mês de Janeiro, 27, é marcado pela comemoração do "Dia Mundial de Combate à Hanseníase", antiga lepra. A fim de conscientizar os munícipes sobre a doença, a secretaria de Saúde do município irá realizar durante a semana  atividades de orientação sobre os sintomas e o tratamento. “O objetivo é informar o maior número de pessoas quanto à doença. Estaremos fixando e divulgando informações nos locais de maior circulação de pessoas e nos veículos de comunicação da cidade”, afirma o médico, Dr. Pedro João Snoeyer.

        Em Cocal do Sul foram notificados quatro casos de Hanseníase com índice de cura de 100% desde 2006. Em Santa Catarina, em 2011, o Estado diagnosticou 224 casos novos da doença. Uma taxa de detecção de 3,5 por 100 mil habitantes. Já em nível de Brasil, todos os anos são diagnosticados cerca de 40 mil casos de hanseníase por ano. O país está incluído na posição de país endêmico e ocupa o segundo lugar no mundo em detecção de casos da doença com taxa de 17,65 por 100 mil habitantes.

         “A hanseníase é uma doença causada por um bacilo, é transmitida pelo ar, pelas gotículas de saliva. Os principais sintomas da doença são manchas avermelhadas ou esbranquiçadas pelo corpo, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio, a dor e ao tato; nódulos (caroços) avermelhados na pele; engrossamento e dor em certos nervos dos braços, pernas, pés e pescoço; dores próximas ao cotovelo, joelho e tornozelo; queda de pêlos nas manchas, sobrancelhas e cílios. Se a pessoa perceber algum destes sinais, desconfie que seja hanseníase e procure uma Unidade de Saúde. O tratamento é uma combinação de medicamentos que são fornecidos gratuitamente pelo SUS”, explica Dr. Pedro.

           Em Cocal do Sul, a referência para o tratamento fica na ESF Centro. Para dúvidas e contato com a equipe o telefone é 3447-1658/ 3444-6117. 


O que é Hanseníase?
 Hanseníase é uma doença que se instala principalmente em nervos e pele. Ela é transmitida pela respiração de uma pessoa doente sem tratamento. Pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças, de todas as classes sociais. Se não tratada ou tratada tardiamente pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés ou olhos.