Saúde de Cocal realiza campanha de carnaval e pede atenção para o uso de preservativos. No município 15 mil camisinhas estarão à disposição.

         Cocal do Sul é uma das cidades que não realiza as tradicionais festas de Carvanal, mas está atenta a prevenção e quer que seus foliões participem da folia com responsabilidade. A Secretaria Municipal de Saúde de Cocal do Sul, faz lembrar que existe um programa de DST AIDS funcionando com uma equipe multiprofissional, na unidade de ESF (Estratégia Saúde da Família) Centro, todas as quintas- feiras às 8h horas.

          Os interessados em fazer o exame, deverão passar na Unidade de Saúde de seu bairro e preencher um formulário munido do cartão SUS e da carteira de identidade.

          “A vigilância epidemiológica do município está preocupada com a incidência de novos casos de HIV na cidade, o que poderá aumentar significamente neste período de carnaval. Dados do ministério da Saúde apontam que nos últimos anos, o uso de preservativo vem caindo em todas as faixas etárias”, alerta o médico responsável pelo programa, Dr. Pedro João Snoeyer.

           A secretaria de Saúde recebeu 15 mil camisinhas que estarão à disposição das pessoas em todos os postos de saúde do município e no pronto atendimento. Os interessados deverão procurar nesses locais pelos preservativos gratuitos. Dr. Pedro também recomenda às pessoas que mudarem de parceiro sexual, fazerem exames de laboratório prévio, mas lembrando que não devem deixar de fazer uso de preservativo. “Nos últimos anos verificou-se, que o número de homens que procuram para fazer exame é muito menor em relação com as mulheres. As mulheres são as mais interessadas em fazer o exame, sendo por orientação médica ou pra fazer o pré-natal”, explica.