Projeto Verde é Vida será desenvolvido nas escolas de Cocal do Sul em parceira com a Afubra

A partir deste ano, Cocal do Sul será um dos 184 municípios da região Sul do Brasil a integrar o projeto Verde é Vida. O convênio foi assinado entre o Prefeito Ademir Magagnin e o representante da entidade, Márcio Ronchi juntamente com a vice, Cirlene Gonçalves Scarpato e a secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin durante encontro em Tubarão. A iniciativa vai envolver três pólos e será desenvolvida em cinco escolas do município, sendo três delas municipais e duas estaduais.

Há 21 anos, o projeto é desenvolvido pela Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil). Por meio das escolas, o programa permanente de educação ambiental leva informações, conceitos e práticas de preservação ambiental às comunidades rurais onde a entidade está presente. Em 2013, o tema do projeto será “os animais”. Diversas ações, como a bolsa de sementes, reuniões pedagógicas, pesquisa científica, palestras, oficinas e distribuição de mudas abordarão o tema.

Cocal do Sul é o único município inserido no projeto da Amrec. Já na região Sul, apenas Braço do Norte, Gravatal e Tubarão participam da iniciativa que atende escolas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Segundo Aninha é por meio da educação que se irá conseguir trabalhar o meio ambiente. “Esse projeto será de grande valia, principalmente agora que o município irá colocar em prática a coleta seletiva do lixo. O reaproveitamento do óleo saturado junto aos alunos por meio da Afubra também será trabalhado em breve e irá render à comunidade escolar materiais educativos e de suporte às demais iniciativas em prol do meio ambiente”, destaca a vice-prefeita.

Para a secretária o projeto será um diferencial no município. “Nós iremos trabalhar forte durante todo o ano com atividades práticas e com preparação da Afubra. Esse é o projeto ambiental mais completo que as escolas têm acesso hoje no Sul do país e quem ganha é a comunidade”, afirma Raquel.