Dia Mundial da Saúde será celebrado com foco na prevenção da diabetes e hipertensão em Cocal. Inúmeras ações serão realizadas no pátio da Prefeitura n
A Secretaria Municipal de Saúde de Cocal de Sul promoverá nesta sexta-feira, 05, ações a fim de orientar e conscientizar a população com relação à prevenção. As atividades têm o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril. Neste ano, o Ministério da Saúde alerta para a HIPERTENSÃO, doença muitas vezes silenciosa e perigosa que poderá causar inúmeros problemas e complicações na vida das pessoas. Por esta razão inúmeros serviços estarão à disposição da população nesta sexta-feira, das 9h às 15h, no pátio da Prefeitura. As pessoas poderão realizar coleta de sangue para teste de HIV e hepatite, teste de Glicemia (Diabetes), verificação de sinais vitais, orientação de alimentação saudável, Programa de Tabagismo e Saúde Bucal, Hanseníase, tuberculose, entre outros. “A intenção é aproveitar a data para uma campanha educativa para a população, especialmente no que diz respeito à promoção da saúde e à prevenção de doenças metabólicas”, explica a secretária de saúde, Sinara Crippa Milanez.
A ação irá acontecer em parceria com os Conselheiros Municipais de Saúde e a Pastoral da Saúde. Neste dia, o município também fará a coleta de assinaturas para o movimento “TABELA DO SUS, REAJUSTE JÁ”. As pessoas deverão portar seus documentos pessoais, como identidade e título de eleitor fundamental para o preenchimento do abaixo-assinado.
Prefeitura autoriza a realização de quase 200 exames
Outra ação realizada pela Secretaria de Saúde como forma de agilizar os serviços nestes últimos dias foi a autorização de quase 200 exames e atendimentos especializados de média e alta complexidade, com prioridade aos pacientes que estavam na fila de espera. Serão realizados exames como ressonância magnética, cintilografia de miocárdio, tomografias computadorizadas, colonoscopia, eletroencefalograma, endoscopia, audiometria, espirometria, densitometria, ecocardiograma, biópsias, ultrassonografias, entre outros.
Segundo Sinara esta é uma forma de agilizar os diagnósticos e, consequentemente, proporcionar aos usuários do Sistema de Saúde meios mais rápidos e eficazes de atendimento e tratamento. “Trabalharemos para poder melhorar a cada dia mais a atenção, a fim de humanizar o atendimento ao cidadão sul cocalense”, destaca a secretária.
Mais informações pelo telefone: 9993-3375 (Secretária Sinara).