Cocal do Sul dará a largada nesta segunda-feira à campanha de vacinação contra a gripe em todos os postos de Saúde

A prefeitura de Cocal do Sul através da Secretaria de Saúde dará a largada à 15ª Campanha de Vacinação contra a gripe nesta segunda-feira, 15. Neste dia, às 8h, em frente à Unidade Central, profissionais da área e autoridades realizarão um ato de conscientização para chamar a atenção da população para a prevenção contra o vírus. Camisetas foram confeccionadas e orientações também serão repassadas. Todos os postos de saúde estarão aptos para realizar a vacina.

De acordo com a coordenadora epidemiológica, enfermeira Gilmara Viel, o aumento da quantidade de vacinas neste ano ocorreu devido à inclusão de um novo grupo na taxa de imunização: os portadores de algumas doenças crônicas, como diabetes, problemas cardíacos e pulmonares, além de mulheres com bebês recém nascidos. “É importante que todos estejam engajados e a população atenta a vacinação. Nossa meta este ano é imunizar 3.108 pessoas, ou seja, 1,3 mil a mais com relação ao ano passado”, ressalta.

Gilmara também esclarece que as gestantes e os pacientes que apresentam doenças crônicas precisam levar comprovantes. "As mães que ganharam bebês até 45 dias (puerperas) deverão apresentar a carteirinha de vacinação do recém-nascido ou certidão de nascimento. Os portadores de problemas crônicos nós iremos vacinar também nas unidades de saúde. Estes terão que levar uma indicação médica para poder receber a dose", orienta.

O dia “D” da Campanha será no próximo sábado, dia 20, onde a mobilização será ainda maior e a equipe estará atendendo em pontos estratégicos na cidade. A campanha será realizada até o dia 26 de abril.

Em Santa Catarina 1,6 milhão de doses foram distribuídas. O número é quase 25% a mais que na última campanha de vacinação.

A Região Sul registrou no primeiro semestre de 2012 um total de 57 mortes confirmadas de pacientes que contraíram a gripe A (H1N1). Trinta e cinco delas foram em Santa Catarina, 13 no Paraná e 9 no Rio Grande do Sul. Conforme dados do Ministério da Saúde, a Região Sul registrou 789 mortes por gripe A em 2009, ano da pandemia, enquanto que no Brasil foram 2 mil vítimas. Nos anos seguintes, 2010 e 2011, foram 21 e 14, respectivamente no Estado.

Quem deve ser vacinado

Devem ser vacinados idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças menores de dois anos, estas necessitando tomar uma 2ª dose da vacina após 30 dias, trabalhadores de saúde, índios, presos e, nesta edição, pessoas com doenças crônicas e mulheres com até 45 dias após o parto também devem ser imunizadas.