Mutirão contra a dengue mobiliza equipes de saúde, obras e educação no bairro Vila Nova

             Profissionais da saúde e da secretaria de obras de Cocal do Sul realizaram, no último sábado, o mutirão de combate à dengue no bairro Vila Nova, inspecionando imóveis, conscientizando a população sobre os perigos da dengue e cuidados básicos para evitar a formação de criadouros do mosquito.  A ação aconteceu durante toda a manhã e foi uma iniciativa de caráter de urgência devido à confirmação da Vigilância Epidemiológica de que o mosquito da dengue está presente nas residências da comunidade. O objetivo é alertar a população para que cuidem da limpeza de suas casas.

             Segundo o secretário de obras, Élvio Scarpatto cerca de 150 caminhões cheios de entulho foram retirados durante a ação. “Nós recolhemos material de beira de estrada e das residências, latas, máquinas, garrafas peti, vasos sanitários, entre outros. Foi realmente uma faxina completa”, ressalta.

              A secretária de saúde, Sinara Crippa Milanez avalia a mobilização como positiva, mas ainda falta a participação da população. “Nós não podemos parar por ai. Esse tipo de prevenção e de combate não depende apenas da secretaria da saúde, a população precisa ser co-responsável na limpeza. Não adianta nós fazermos a nossa parte se a população não pegar junto. Nós agradecemos a todos os profissionais que estiveram juntos e a colaboração das famílias”, ressalta.

             A escola do bairro, José Perucchi, também está fazendo a sua parte. Durante a semana todas as turmas confeccionaram trabalhos, entre redação, histórias, desenhos, com foco no mosquito da dengue e nos cuidados para que ele fique longe. Professores estão engajados em atividades educativas e lúdicas para as crianças para alertá-las para que faça também a cobrança em suas casas e fiquem atentas.

              O trabalho de prevenção intensiva irá acontecer em todos os bairros do município. Todas as agentes de saúde do município, bem como, agentes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica  estão mobilizadas visitando as  residências, verificando os locais e prestando orientações.