Cocal do Sul cria Clubinho de Matemática para preparar alunos

               É com o objetivo de aprofundar os conteúdos de Matemática dos alunos das escolas municipais de Cocal do Sul, que a Secretaria de Educação do município criou o projeto Clubinho da Matemática. Mais de 100 alunos participam da iniciativa semanalmente. Esta é uma forma de incentivar a dedicação dos alunos que irão participar das Olimpíadas Nacional de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no dia 04 de junho, além de proporcionar maior embasamento para a realização de cursos e até para os diversos concursos em nível médio         

               O projeto é desenvolvido pelas professoras Diana Morona, Maria Albertina e Ana Lúcia Pintro. Neste sábado, 25, os alunos da Demétrio Bettiol e Cristo Rei, do 6º ao 9º ano, farão o primeiro simulado, intitulado de 1º Olimpíada de Matemática das escolas municipais de Cocal do Sul. Ele será realizado na escola Demétrio Bettiol, das 8h30 às 10h30. “Nós ficamos muito surpresas com a participação dos alunos, afinal de contas foi um convite, ou seja, não é uma aula de reforço. Estamos oferecendo apenas conhecimentos matemáticos. Muitos talentos já foram encontrados por meio da Olimpíada. Para a Olimpíada são oferecidos diversos materiais para estudo como aulas em vídeos e bancos de questões para treinamento, mas os alunos sentem-se desmotivados a estudar sozinhos. O apoio, a orientação e a intermediação dos professores são fundamentais nesse processo de aprendizagem. O trabalho realizado em grupo proporciona uma interação que amplia a visão dos alunos e os estimula a resolver problemas”, ressalta a professora Ana Lúcia.

                 A professora explica ainda que normalmente, os alunos aprovados para a 2ª Fase da OBMEP não recebem apoio nem treinamento para realizar as provas porque os professores não têm tempo para auxiliá-los e precisam desenvolver os conteúdos previstos para cada ano. “Este ano, as escolas municipais de Cocal do Sul encaminharão para a 2ª Fase da OBMEP um total de 38 alunos. As Escolas EEF Demétrio Bettiol e EEF Cristo Rei encaminharão cada uma, sete alunos do Nível 1 e 12 do Nível 2. Todos esses alunos serão convidados a participar do Clubinho de matemática onde receberão apoio e treinamento”, destaca.