Cocal sedia reunião pedagógica do Projeto Verde é Vida, da Afubra

            Cocal sedia reunião pedagógica do Projeto Verde é Vida, da Afubra. Município recebeu quatro municípios da região Sul e é o único da Amrec a estar inserido na iniciativa em prol do meio ambiente.

            Cocal do Sul recebeu nesta terça-feira, 02, os municípios de Armazém, Braço do Norte, Gravatal e Tubarão para a reunião pedagógica especial de encerramento do 11º Ano Ambiental e abertura do 12º Ano Ambiental do Projeto Verde é Vida, da Associação dos Fulmicultores do Brasil (Afubra). Alunos e professores apresentaram os resultados por meio dos trabalhos de pesquisa com foco no meio ambiente, além da troca de informação e experiência. O melhor deles foi selecionado e irá concorrer a uma viagem.  

             O encontro foi realizado no salão paroquial de Rio Comprudente e aberto pelo prefeito, Ademir Magagnin, a vice Cirlene Gonçalves Scarpato, a secretária de educação Raquel Quarezemin e os coordenadores regionais do Projeto Verde é vida da região de Tubarão e Braço do Norte, Márcio Ronchi e Hilário Boing. 

             Além disso, o Afubrinha,  boneco-símbolo do Projeto, marcou presença e deixou o seu recado. Uma apresentação artística dos alunos do terceiro ano da Escola Municipal Giovano Batain que teve como tema “A terra pede socorro”, também deixou uma mensagem de conscientização.  

              Cocal do Sul é um dos 184 municípios da região Sul do Brasil a integrar o projeto Verde é Vida e o único da Amrec inserido. A iniciativa envolve três pólos desenvolvidos em cinco escolas do município, sendo três delas municipais e duas estaduais da cidade e, de modo geral, atende escolas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. “A pesquisa é uma tarefa interessante que estimula o aluno. A partir do momento em que a criança se interessa por algum tema ela se torna diferente das demais. É importante que os professores incentivem essa prática, pois só temos a colher bons frutos”, ressalta Ronchi. Segundo o prefeito, o município se inseriu no projeto a partir deste ano por entender a importância da aplicação deste projeto nas escolas. “O meio ambiente é um tema que precisa ser trabalhado constantemente e conscientizado. Esperamos que todos os envolvidos possam levar essa troca de conhecimento para as suas comunidades”, ressaltou Magagnin. Saiba mais sobre o projeto Verde é Vida       

                 Há 21 anos, o projeto é desenvolvido pela Afubra. Por meio das escolas, o programa permanente de educação ambiental leva informações, conceitos e práticas de preservação ambiental às comunidades rurais onde a entidade está presente. Em 2002, o projeto lançou o Programa Ação Socioambiental, que prevê o desenvolvimento de ações conjuntas com as escolas, envolvendo professores, alunos e também a comunidade na identificação dos problemas ambientais existentes nas regiões em que vivem e na busca de soluções. O projeto já distribuiu, gratuitamente, mais de 4 milhões de mudas nativas para as escolas, em torno de 85 mil livros da série ecologia, 550 mil cadernos, réguas e cartilhas de exercícios, atendendo mais de 170 mil alunos.  

                Em 2013, o tema do projeto está relacionado com os cuidados e preservação dos animais. Diversas ações, como a bolsa de sementes, reuniões pedagógicas, pesquisa científica, palestras, oficinas e distribuição de mudas abordam o tema.