Cocal do Sul prepara campanha de vacinação contra HPV

          O município de Cocal do Sul se prepara para uma estratégia diferenciada de imunização. A partir do dia 10 de março, a campanha de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), um dos principais causadores do câncer de colo de útero, mobilizará as escolas públicas e particulares do município, onde será disponibilizada a primeira dose para meninas entre 11 e 13 anos. 

           Segundo a Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez “cerca de 300 meninas nesta faixa etária serão vacinadas no município. Um cronograma está sendo elaborado e determinará as datas de realização da vacinação em cada escola durante o período da campanha, que segue até 10 de abril. Os pais que não autorizarem a vacinação das filhas deverão preencher um termo de recusa que será distribuído pela escola para ser devolvido à mesma”, explica. 

            A vacinação também poderá ser feita em todas as unidades de saúde. De acordo com a coordenadora epidemiológica, Gilmara Viel até então, a vacina era ofertada apenas na rede privada. “A imunização é oferecida em três doses via intramuscular. A segunda é aplicada seis meses após a primeira. Conforme o Ministério da Saúde, a eficácia da vacina é comprovada em pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual, ainda assim, não elimina outras ações de prevenção, tais como o exame papanicolau e o uso da camisinha nas relações sexuais”, ressalta. 

Saiba mais sobre o HPV 

            O HPV é um vírus que possui mais de cem variações. Ele é transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas, infectando cerca de 290 milhões de mulheres em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina contempla os tipos mais corriqueiros de HPV: os tipos 6 e 11, ligados a 90% das verrugas genitais, e os tipos 16 e 18 , relacionados a 70% dos casos de câncer de colo do útero, que matou 5.160 mulheres no ano de 2011. 

            "A vacina é uma iniciativa importante para a prevenção da doença. As mães, os pais e os responsáveis são grandes colaboradores dos programas de imunização, e neste momento contamos com total adesão para proteger nossas meninas de 11, 12 e 13 anos contra o HPV, prevendo assim a proteção das mulheres" finaliza Gilmara Viel.