Escola José Peruchi abre suas portas para comemorar 30 anos ao lado da comunidade e diversas atrações

             A Escola de Educação Básica Professor José Perucchi, localizada no bairro Vila Nova, abriu suas portas, no último sábado, para comemorar os seus 30 anos de história ao lado dos alunos, pais, familiares e convidados. Uma série de atividades e diversão foi oportunizada durante toda à tarde para as crianças e adolescentes, como: cama elástica, piscina de bolinhas, jogos de desafio e gigantes, brincadeiras com palhaços, pintura no rosto, além de guloseimas, pipoca e cachorro-quente. O cerimonial contou com a participação do Prefeito, Ademir Magagnin, a vice-Prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato e a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin.Apresentações de dança e teatro também fizeram parte do evento. 

             Segundo a Diretora da Instituição, Alcimere Vicente Mello foi um momento de comemoração e voltado para as crianças e a família. “Criança feliz na escola é aquela que tem prazer em estar e permanecer nela. Tudo foi preparado com muito carinho pelos profissionais da escola e pelos pais voluntários da APP, sempre presentes e atuantes. A escola é a segunda casa dos educandos e todos têm muita história para contar. Nós só temos a agradecer a todos os envolvidos que nos ajudaram a promover essa tarde de lazer. A todos nosso “Muito obrigada”, disse.

             Para o público o que não faltou foi diversão. Até os adultos participaram das atrações. “É muito bom. A gente sai de casa, encontra amigos, se diverte, interage com os filhos a acaba aprendendo também, além de prestigiar a escola e estar presente”, ressalta a Dona de Casa, Angela Maria Guizi Bratti.  Já para a aluna Carol Ribeiro, 10 anos, foi um dia diferente e que ficará marcado. “Deveria ter sempre esse tipo de ação. Para nós é um lazer e foi muito bacana”, disse. A escola também conta com três professoras que comemoram junto com a escola:Rita Consoni, Tânia Regina Galli e Marlene Cancelier Nunes. Elas iniciaram seus trabalhos junto com a Instituição e também foram destaques. 

 A Escola

             A Escola José Perucchi foi construída por meio de uma mobilização da comunidade, em 1983, que estava inconformada com o número de mortes ocorridas na SC – 446. Um ano depois, a instituição se tornou realidade. Na época, Cocal pertencia a Urussanga. O terreno foi doado pela Família Candiotto e a Instituição tem como Patrono José Perucchi, que foi o primeiro professor de Língua Italiana de nosso município.A obra foi inaugurada durante a administração de Addo Cassetari e Valdemar Bettiol. A escola começou apenas com duas salas de aula e atendia alunos de 1ª a 4ª série. Hoje, ela conta com 130 alunos que compõem duas turmas de creche em período integral, duas de educação infantil e cinco do ensino fundamental. Ela ainda possui 27 profissionais, ampla instalação, quadra de esporte e forte atuação da APP.