Pela primeira vez na história de Cocal do Sul, o município irá receber nesta quarta-feira, 14, a Assembleia Legislativa que realizará uma sessão solen

            O evento  acontecerá às 19h30min, será realizado por indicação do deputado estadual Valmir Comin (PP). A reunião será no salão de festas da igreja matriz, na avenida Polidoro Santiago. 

           A sessão solene, na visão de Comin, reverencia a história do colégio, que durante 35 anos focou na formação profissional, com a garantia de inserção no mercado de trabalho, que é cada vez mais competitivo. “Este colégio faz parte da história de muitas famílias na nossa região. Centenas de pessoas tiveram uma oportunidade de mudar a vida a partir da criação do Colégio Maximiliano Gaidzinski, cabe a nós lembrar e destacar esta importância”, pontuou Comin. 

            O objetivo da homenagem é destacar a história do colégio que surgiu no fim da década de 70, de um sonho do empresário Edson Gaidzinski, já falecido, que era presidente da empresa Eliane Revestimentos Cerâmicos naquela época.Gaidzinski teve a ideia de criar uma escola para formar seus próprios técnicos, já que no período ocorreu um avanço industrial significativo no setor cerâmico no Sul catarinense. Esta alternativa de garantir mão de obra de nível médio surgiu de uma decisão estratégica e fez história na região. 

           O diretor da instituição Vilmar Menegon Bristot lembra que os custos desta escola nem eram motivos de preocupação, já que para o presidente, o sonho era mais forte que tudo. Ele relata que nestes 35 anos, mais de 700 técnicos se formaram no colégio. Destes, cerca de 80% atuam no setor cerâmico, em indústrias de revestimentos cerâmicos e outras empresas do mesmo seguimento.

            “Os nossos técnicos ocupam vagas em empresas importantes na área. O colégio é considerado o melhor no nível técnico de Santa Catarina no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e está entre as 100 melhores escolas técnicas do Brasil, de 27 mil escolas avaliadas em todo o Brasil”, confirmou. 

             Para o prefeito, Ademir Magagnin quando as empresas ainda não falavam em responsabilidade social, lá estava um grande idealizador e uma empresa abrindo portas e oportunidades para centenas de jovens e famílias e, principalmente, colocando a Eliane Revestimentos Cerâmicos como uma das melhores do mundo. "Criar uma escola para formar seus próprios técnicos a custo zero para os estudantes não é para qualquer um. Essa empresa por meio do colégio fez mentes evoluírem, pessoas brilharem e terem diferencial.Formou e forma técnicos e cidadãos críticos, autônomos e criativos dentro da sociedade e do setor tecnológico", destacou.   Toda comunidade é convidada a participar da solenidade que também será transmitida ao vivo pelo canal da Assembleia Legislativa.