Secretaria de Saúde, Lions Clube e Hemosc realizam 70 doações de sangue em Cocal do Sul
A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul e o Lions Clube do município promoveram nesta quinta-feira, 26, a CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE, com orientação e assistência da unidade móvel do Hemosc de Criciúma. Esta é a segunda edição da iniciativa que aconteceu no Centro de Pastoral da Igreja Matriz. A ação resultou em 70 doações de sangue, número considerado positivo para os técnicos do Hemosc.
Para a doadora Gislane Regina Da Rolt, 36 anos, essa é a primeira experiência. “Eu sempre quis doar, mas para mim ficava muito fora de mão ir até Criciúma. Agora estou aproveitando a oportunidade para ajudar. Afinal de contas, a gente nunca sabe quando vai precisar”, ressaltou. Já para a doadora Dalila Manoel M. Cardoso, 49 anos, essa é uma atitude que deveria servir de exemplo para todos. “É uma iniciativa útil e solidária onde todos deveriam contribuir. Só quem realmente precisa sabe do valor deste ato e da necessidade de sangue na região para abastecer os hospitais”, afirmou.
De acordo com a Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez é sempre uma satisfação para o município receber juntamente com o Lions, a equipe do Hemosc para uma ação tão necessária. “Nós somos sabedores da importância das doações de sangue, por esta razão, o município sempre estará de portas abertas para a realização deste trabalho que tem por objetivo salvar vidas e que irá beneficiar não só os Sul Cocalenses, mas toda a região. Só temos a agradecer o gesto de todas as pessoas que participaram, da equipe técnica da Secretaria de Saúde e do Hemosc, bem como, do Lions do município”, declarou.
As pessoas que não conseguiram participar da ação, poderão fazer a doação diretamente no Centro do Hemosc, em Criciúma. Para ser doador é necessário ter entre 16 e 67 anos, jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, idade máxima de 60 anos para primeira doação, peso superior a 50 quilos, boas condições de saúde e estar alimentado. Um doador pode salvar até quatro vidas.