Quase 300 idosos receberam orientação sobre artrose

            A secretaria de saúde de Cocal do Sul encerrou hoje, 25, o ciclo de palestras sobre artrose nos grupos da terceira idade. Quase 300 idosos participaram da atividade educativa. Os profissionais levaram informações que, muitas vezes, não conseguem passar durante uma consulta. O tema foi apresentado e discutido pelas médicas Liliane Nascimento e Júlia W. Antonelli e as enfermeiras Daiana Saccon e Gisele De Bem.          

            A participante, Lucia Sartor convive com a doença há anos. “Temos que ter consciência da gravidade. Tenho dores nas costas e no joelho e é difícil conviver com elas. O conhecimento que foi nos passado foi muito importante para o nosso dia a dia. A explicação foi amplo sobre o assunto, o que nos fez abrir os olhos e a rever muitas coisas. Precisamos mudar alguns hábitos para não piorar ainda mais o quadro, já que a doença não tem cura”, ressalta.          

           A artrose é a doença do envelhecimento. É um processo degenerativo de desgaste da cartilagem, que afeta as articulações que suportam peso ou as que fazem movimentos em excesso, como as cadeiras, os joelhos ou os pés. Nos grupos da terceira idade, 90% dos idosos possuem artrose em maior ou menos grau. A prática de atividade física e uma alimentação balanceada para evitar o sobrepeso são as principais orientações para conviver com a doença. “
Caminhar de 20 a 30 min por dia, andar de bicicleta ou nadar são recomendações. Isso vai ajudar a fortalecer as articulações e fazer com que o idoso tenha uma convivência mais tranqüila com a doença”, explica drª Liliane. 
     

             A partir de setembro, a secretaria de saúde dará início a segunda etapa da ação educativa. A prevenção do colo de útero, vulva e mama será o tema abordado. Participaram dos encontros os grupos da Vila Nova, Rio Comprudente, Centro, Horizonte, Jardim Itália e Jardim Elizabeth.