Professores confeccionam aventais criativos para despertar a atenção das crianças

          Dos livros infantis para os aventais. Páginas e páginas transformadas em peças coloridas, humoradas e criativas. Tudo para que o resultado em sala de aula seja construtivo. O trabalho é conseqüência da capacitação oferecida pela secretaria de educação de Cocal do Sul aos professores de educação infantil.    

          Os educadores foram acompanhados e orientados pela coordenadora (de educação infantil), Ronisi Guimarães. O objetivo é conseguir mais atenção e participação das crianças nos momentos de narração de histórias. O grupo confeccionou mais de 50 aventais.  

           O material pedagógico vai servir de recurso para aguçar a criatividade dos pequenos. De acordo com Ronisi o aprender das crianças de zero a cinco anos é indispensável para garantir uma educação de qualidade. “As crianças presenciam o personagem ao vivo, interagem e mergulham no imaginário. Cada avental conta a história em partes”, explica.  

            A oralidade e o faz de conta foram amplamente discutidos durante o encontro. Segundo o secretário de educação Arlei Boselo “são nesses momentos que os professores têm oportunidade de se encontrarem, trocarem experiências e, dessa forma, retornarem para a sala de aula motivados”, afirma. 

             A formação continuada da rede municipal de educação acontece em todos os níveis de ensino durante o ano letivo. Participaram da capacitação realizada nos dias 15 e 16 de agosto cerca de 40 professores.