Campanha de vacinação contra HPV começa nesta segunda-feira em Cocal
A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul se prepara para mais uma ação contra o vírus do papiloma humano (HPV), um dos principais causadores do câncer de colo de útero. A partir desta segunda-feira, 16, inicia a campanha para imunizar as adolescentes de 9 a 11 anos de idade. A equipe da Vigilância Epidemiológica estará em todas as escolas do município (municipais, estaduais e particulares) para orientar e disponibilizar a primeira dose da vacina. Também estará disponível a 2ª dose para as meninas que ainda não fizeram.
Conforme a Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez aproximadamente 400 meninas deverão receber a dose. “É importante que os pais estejam cientes quanto a importância desta vacina que será feita na própria escola. Vale ressaltar ainda que é preciso apresentar a carteira de vacinação, portanto já deixem o documento na mochila, pois cada escola irá seguir o cronograma de datas e horários”, ressalta.
A imunização é oferecida em três doses via intramuscular. A segunda é aplicada seis meses após a primeira. Conforme o Ministério da Saúde, a eficácia da vacina é comprovada em pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual, ainda assim, não elimina outras ações de prevenção, tais como o exame papanicolau e o uso da camisinha nas relações sexuais.
Saiba mais sobre o HPV
O HPV é um vírus que possui mais de cem variações. Ele é transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas, infectando cerca de 290 milhões de mulheres em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina contempla os tipos mais corriqueiros de HPV: os tipos 6 e 11, ligados a 90% das verrugas genitais, e os tipos 16 e 18 , relacionados a 70% dos casos de câncer de colo do útero.