Produtores de uva de Cocal discutem sobre doenças da videira

            Os produtores de uva de Cocal do Sul participaram, na última semana, do encontro sobre doenças da videira. A reunião aconteceu no salão paroquial da igreja matriz e foi conduzida pelo pesquisador da EEU (Estação Experimental de Urussanga), Emilio Della Bruna.  Os participantes discutiram sobre a importância de aquisição de mudas sadias para um parreiral produtivo, as variedades adaptadas a região e o controle das principais doenças da videira, como: o míldio, antracnose, podridão e mancha das folhas.        

            A maioria dos produtores possui pequenas parreiras para produção de vinho artesanal e outros trabalham com a venda do suco de uva e da fruta. Segundo Emílio “realizar aplicações bem planejadas é importante para  controlar doenças de forma eficaz, economizar produto e ter resultando de  qualidade para o consumidor”, explica.            

           De acordo com o engenheiro agrônomo da Epagri, Jaldecir P. Mazzorana o objetivo destes encontros é incentivar a produção de uva com qualidade no município, realizando o controle e o manejo correto das doenças. “Outra questão é a melhoria da qualidade do vinho artesanal, equipando e repassando tecnologia aos produtores para incentivar o comércio de um bom vinho”, ressalta. A iniciativa é uma realização da Epagri, Projeto Microbacias 2 e conta com o apoio da Prefeitura de Cocal do Sul.