Cocal é premiado com três trabalhos durante concurso “Angelo Fain Binda”, na Itália

A escola municipal Demétrio Bettiol, de Cocal do Sul, comemora o resultado da premiação realizada, no último sábado (16), em Longarone, na Itália. Dos 14 trabalhos encaminhados para participar da 6ª edição do concurso “ANGELO FAIN BINDA”, seis foram escolhidos. Desses três foram premiados e três textos foram escolhidos como destaque pela comissão julgadora formada pelos integrantes, Enza  Occhipinti, Giovanni Croce, Arrigo Galli e Sonia Salvador. Esse é o segundo ano que a escola participa do evento. Os alunos premiados foram Gabriel De Menech, Juliana De Oliveira Menegon e Anderson Manuel Biela e os textos destaques foram de Isabela Correa De Oliveira, Gabriel  Savi e Jonas Sartor.

A Iniciativa que faz parte do projeto “Somos Sujeitos Históricos: Nossa História, Nossa Gente” desenvolvido pelas professoras Liz Regina Zapelini De Bona e Mônica Galatto Martins desde 2013 junto aos alunos da Escola Municipal Demétrio Bettiol com o propósito de manter forte a ligação cultural entre Brasil e Itália.

As professoras juntamente com a diretora da Insituição, Elaine Côrrea participaram da cerimônia de premiação na Itália e foram surpreendidas com o resultado e a valorização estendida ao Brasil. “Foi muito gratificante participar ao vivo da escolha dos trabalhos. Fiquei emocionada ao ver a produção dos nossos alunos ser reconhecida. Queremos cada vez mais que nossos estudantes se sintam envolvidos por essa história que faz parte dos avanços da nossa cidade e das famílias”, afirma Liz.

Saiba mais sobre o projeto

O projeto de intercâmbio por meio de cartas é realizado em parceria com uma das escolas de Longarone, norte da Itália. Nelas, os alunos soltam a imaginação com base nos ensinamentos das aulas práticas e teóricas ligadas à história do município e as pessoas que a construíram. Na Itália, uma comissão julgadora formada por autoridades do município de Longarone avalia todos os trabalhos e premia os melhores.

Segundo a professora Liz, vinte e oito trabalhos foram confeccionados ao todo, incluindo a participação de estudantes do Fundamental e II. “Após fazer uma seleção e tradução com a colaboração da moradora de Urussanga, Ester Zanellato, quatorze histórias foram enviadas a Longarone. Os alunos pesquisaram junto aos nonnos e nonnas, a história de suas famílias. Recebemos belos trabalhos, carregados de emoção, segredos, alegrias e tristezas. Acreditamos que para entender e amar o presente se faz necessário conhecer o passado. Nossa expectativa é grande em relação às premiações, a exemplo do ano passado quando fomos premiados com seis dos 12 inscritos”, declara.

Anualmente, a Associação Bellunesi Nel Mondo realiza o Concorso Culturale Angelo Fain Binda como forma de incentivar o resgate cultural e a memória da imigração bellunese no mundo todo, com a participação de alunos da rede municipal de Cocal do Sul e escolas de Longarone, na Itália.

Relação dos alunos premiados:

–      Gabriel de Menech: 9° ano/Classe 902

Título: Histórias são feitas de trabalho, amor e esperança”

–          Juliana de Oliveira Menegon: 9° ano/Classe 902

Título: L’inizio dela bellafamiglia Menegon

–          Anderson Manuel Biela: 4° ano/Classe 401

Título: Uma mulher e muitas histórias

Textos destaque

–          Isabela Correa de Oliveira: 9° ano/Classe 902