Cocal realiza V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, Cocal do Sul realizou nesta quarta-feira (27), V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Mais de 100 pessoas de diversos segmentos participaram, no auditório do IMG, do encontro que teve como objetivo fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil, bem como, definir estratégias e propostas que promovam a devida implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O evento foi aberto pela Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pâmela Roque Venson e contou ainda com a participação da Vice-Prefeita,Aninha Scarpato, Secretária Interina de Ação Social e da Família, Sinara Crippa Milanez e da aluna da escola Demétrio Bettiol, Paula Guollo representando os adolescentes do município. O tema do encontro foi ministrado pelo palestrante, Ismael Francisco de Souza, doutorando em Direito, mestre em Serviço Social e Bacharel em Direito.

“Avalio a Conferência como positiva, uma vez que os objetivos traçados anteriormente foram alcançados. Procuramos mobilizar a sociedade e as instituições governamentais e não-governamentais, para que juntos, pudessem compartilhar de um espaço de diálogo e discussão. Aprovamos um conjunto de ações que podem contribuir diretamente à efetivação dos direitos de crianças e adolescentes”, avaliou a Presidente do Conselho, Pâmela.

A vice-prefeita e a secretária de Assistência Social ressaltaram a Conferência como um espaço importante para a concretização de propostas claras e eficientes. “Trabalhar junto com a sociedade para fazer a diferença. É disso que precisamos. Temos grandes exemplos em nosso município de mobilizações, como o caso do Renan. Hoje faremos juntos propostas importantes, ouvindo com muita seriedade os anseios dos jovens que aqui se fazem presentes. Precisamos elaborar metas que realmente aconteçam em nosso município, ações que venham de encontro com as nossas necessidades”, destacaram Aninha e Sinara.

Ao final do encontro foram eleitos os delegados que irão representar o município e a região durante a Conferência Estadual.