Peça teatral sobre alimentação saudável atrai mais de 2 mil pessoas em Cocal

Foi de forma divertida e criativa que o grupo de teatro Cirquinho Revirado encantou mais de duas mil pessoas, nesta quinta-feira, em Cocal do Sul ao alertar para a importância da alimentação saudável. Em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura e patrocinado pela Cooperja, o espetáculo “Arroz e Feijão” foi apresentado em dois momentos e atraiu principalmente crianças e adolescentes. “Foi maravilhoso. “Rimos, nos divertimos e aprendemos muito. Recebemos informações necessárias para a nossa vida e também sobre os alimentos bons e ruins”, relata a aluna Rafaela Velho Inácio, 10 anos.

O objetivo da peça é mostrar a importância da boa alimentação e evitar as doenças. No contexto, uma sequência de mortes assombra uma cidade e neste universo híbrido onde o mais difícil é descobrir o verdadeiro vilão, os detetives Caçarola (Arroz) e Feijão, buscam incansavelmente o grande responsável por tantas perdas. Com músicas, bonecos e elementos cenográficos, os atores mostraram de forma criativa “o universo dentro das pessoas” e a responsabilidade de cada um por este corpo, que não é uma máquina, é um universo cheio de vidas querendo ser bem tratado (nutridas).

A Professora Mônica Galatto Martins achou o tema atual, necessário, bem colocado e criativo. “A peça prendeu totalmente a atenção das crianças e promoveu o aprendizado, além de ser bem cultural”, avaliou.

Segundo o ator, Reveraldo Joaquim o espetáculo em Cocal surpreendeu. “Para nós, o envolvimento da Prefeitura por meio da Secretaria de Educação e o Departamento de Cultura foi impressionante e uniu alunos de escolas públicas e particulares. Se todos os municípios nos recebessem dessa forma, o projeto seria sempre um sucesso em termos de público e alcance das informações. A peça vai para todas as cidades e a nossa contrapartida é justamente essa articulação que esperamos do poder público. Passamos muito mais do que um coma isso ou aquilo e as crianças compreendem claramente a mensagem para a sua vida”, observa.

Para a Secretária de Educação, Raquel o teatro Arroz e Feijão é uma iniciativa louvável da Coopera, pois apresenta os benefícios de uma boa alimentação para as crianças e adolescentes de forma lúdica e dinâmica.

“Agradecemos a participação dos alunos e professores do ensino fundamental das redes municipal, estadual e particular, do departamento de Cultura, bem como da Igreja Católica que cedeu o espaço para a realização do evento”, declarou.

A peça, gratuita à população, faz parte do projeto Semeador Cultural e percorrerá na sua primeira etapa, 28 municípios do Sul de Santa Catarina.