Autoridades de Cocal participam de palestra com Cristovão Buarque

O Prefeito Ademir Magagnin juntamente com a vice-prefeita, Cirlene Golçalves Scarpato, Secretária de Educação, Raquel R. Quarezemin e profissionais da Educação de Cocal do Sul participaram nesta segunda-feira, 14, do Seminário Regional de Educação. O evento que reuniu profissionais e gestores da região lotou o Centro Comunitário da Igreja Matriz de Urussanga e teve como um dos palestrantes, o senador Cristovam Buarque que defendeu a federalização e o aumento dos investimentos em educação básica. “A palestra do Senador Cristovam Buarque foi muito importante para fortalecermos as nossas convicções sobre Educação. É preciso valorizar cada vez mais a Educação como prioridade absoluta no meio político, seja em nível municipal, estadual ou federal. Para desenvolvermos um país de forte economia precisamos investir na criança e no professor dentro das escolas públicas. A igualdade social começa a ser construída com oportunidades para “todos” dentro das escolas, a partir do momento em que a grande  maioria dos alunos conhecerem e entenderem  melhor o mundo poderão mudar a sociedade brasileira”, observou a Secretária Raquel.

Candidato à presidente da República em 2006, o parlamentar do Distrito Federal usou de exemplos e comparações para ilustrar a necessidade de mais investimentos. “As escolas são um meio de transporte. Elas transportam do presente para o futuro. O problema é que no Brasil nossas escolas ainda são carroças, enquanto em outros países elas já são espaçonaves”, exemplificou.

“Há pessoas que dizem que para resolver basta investir mais, e outras afirmam que já se investe o suficiente e que o problema é apenas de gestão.

As duas opiniões estão erradas. Precisamos investir mais e com muito mais eficiência”, afirmou Buarque.

Para o prefeito a participação de Buarque durante o seminário foi importante para que a população ascenda a bandeira pela educação. “Escola tem que ser federal e eu concordo com o senador. Ele é feliz nesta defesa que requer maior investimento na escola física e intelectual. Os municípios não irão suportar carregar a educação nos próximos anos.  Ela deve ser administrada sim pelo município, mas paga pelo governo federal dentro de um planejamento de modernização, formação técnica onde o professor tem que gostar daquilo que faz e resultado. Acredito que o pensamento do senador reflete e muito bem, na necessidade do nosso país”, avaliou Magagnin.

Segundo Buarque ainda, apenas o Governo Federal seria capaz de proporcionar uma educação gratuita, de qualidade e para todos. “As escolas federais têm Ideb melhor até do que as particulares. O único problema é que atendem a apenas 250 mil alunos, de um universo de mais de 50 milhões de crianças e adolescentes em idade escolar. É preciso levar essa qualidade para todos”, defendeu.

O evento também contou com a palestra Deputado Federal Pedro Uczai.