Saúde de Cocal abre o mês Outubro Rosa com uma série de ações de prevenção e eventos para alertar sobre o câncer de mama e colo de útero

O Governo de Cocal do Sul por meio da Secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira, 05, a programação do Outubro Rosa que terá como objetivo ampliar a conscientização para a prevenção do câncer de mama. A Secretaria de Saúde também ampliará esta conscientização para a prevenção do câncer de colo do útero que, juntamente com o de mama, atinge a população feminina.

A Secretária de Saúde, Sinara Maria Crippa Milanez alerta as mulheres para que estejam em dia com seus exames de prevenção e enfatiza que as seis unidades de saúde de ESF estão à disposição para prestar orientações, encaminhamentos e realização de coletas, tendo uma equipe de profissionais capacitada para isso. “Teremos também horário especial nas unidades para facilitar o acesso aos exames preventivos para as  mulheres que trabalham durante o dia que poderão se organizar para irem até a Unidade de Saúde conforme a programação”, ressalta. 

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente em todo o mundo com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

A programação da Secretaria de Saúde para a realização de exames preventivos e solicitação de mamografias em horário especial começa no dia 05 de outubro das 17 às 20h. Para o atendimento é indispensável a apresentação do cartão SUS e RG. Nas Unidades dos bairros Guanabara, Vila Nova e Centro, o serviço acontecerá nos dias  05 e 07 de outubro.  Já nos ESFs dos bairros Horizonte, Jardim Itália e Jardim Elizabeth acontecerá nos dias 06 e 08.

Ao longo do mês de outubro, a secretaria de Saúde também irá realizar dois eventos. O primeiro será no dia 10, sábado, às 10h, com Zumba e realização de Laço Humano, na praça da igreja matriz. O segundo, uma palestra com a médica oncologista Tânia Maria Lorenzoni, acontecerá no dia 19, segunda-feira, às 19h, no auditório do IMG.

Para a campanha do Outubro Rosa deste ano, a Secretaria de Saúde escolheu as integrantes da Ong Amigas do Peito de Cocal do Sul para compor as peças e passar o exemplo de superação e da importância da prevenção.