Saúde de Cocal incentiva busca pela prevenção do câncer de próstata e diabetes

A exemplo do ‘Outubro Rosa’, iniciativa que marcou as ações de cuidado com a Saúde da Mulher, o mês de novembro é destinado para a conscientização da importância com a Saúde do Homem. Em Cocal do Sul, as ações tiveram início nesta semana com a intensificação das atividades de prevenção ao Câncer de Próstata.

 

As Unidades de ESF programaram uma agenda especial para ampliar o acesso à prevenção, especialmente àqueles homens dentro da faixa etária preconizada pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), acima de 50 anos ou 45 anos, caso haja fatores hereditários. A equipe multiprofissional (médicos, enfermagem, odontologia e Agentes de Saúde) está preparada para prestar toda a orientação e encaminhamentos necessários. “O Novembro Azul veio para intensificar as ações de cuidado com a saúde do homem. O preconceito não salva vidas, por isso é importante que os homens busquem informação na sua unidade de saúde. Na maioria das vezes, ele não vai ao médico por iniciativa própria. Em muitos casos, vai por insistência da esposa ou dos filhos. É preciso quebrar essa barreira e conscientizar o homem sobre o quanto é importante cuidar da saúde desde cedo, principalmente, em relação ao câncer de próstata que é curável, desde que seja descoberto em fase inicial”, alerta Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez.

 

Além dos horários e agendamento especiais para atendimento do público-alvo da campanha, os quais serão identificados pela equipe de ESF por meio das Agentes Comunitárias de Saúde, a Secretaria de Saúde contratou o médico urologista Dr. André Rodrigues, o qual atenderá os pacientes encaminhados no dia 13 de novembro para ampliar a oferta de atendimento especializado aos casos que necessitarem.

 

Ainda neste mês será realizada uma visita in loco às empresas para distribuição de folders informativos sobre o Câncer de Próstata e Diabetes ao público masculino.

 

A Secretária de Saúde lembra ainda que no dia 14 de novembro será alusivo ao DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O DIABETES. Doença que é altamente prevenível, mas que ainda apresenta crescimento elevado de casos e inspira muitos cuidados. A Secretária enfatiza que os profissionais de saúde estão à disposição para orientações e verificação de glicemia (HGT) com testes rápidos nas unidades. Também orienta que estes cuidados estão disponíveis ao longo do ano.

Ao longo do mês, outras ações serão divulgadas.

 

Sobre o Câncer de Próstata

 

O Câncer de Próstata é uma doença silenciosa nos estágios iniciais, por isso, os cuidados com prevenção não devem ser negligenciados pela população masculina.

 

 

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2014, foram identificados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata em todo o país. Esse número corresponde a um risco estimado de mais de 70 casos novos a cada 100 mil homens. O Instituto considera a doença da terceira idade porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.

É a quarta causa de morte por esta doença, entre todos os tipos.

 

O Inca destaca ainda que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente no sexo masculino.

 

Recomenda-se que o processo de triagem seja iniciado acima dos 50 anos.

Porém, aqueles que têm um histórico familiar em parentes de 1º grau, devem procurar um pouco mais cedo, após os 40 anos.