Dia Internacional da Mulher: Creas alerta para a prevenção e denúncia à violência doméstica

“Mulher bonita é aquela que não sofre violência”. São com essas palavras que o CREAS de Cocal do Sul quer celebrar o dia Internacional da Mulher, 08 de março, orientando a classe feminina para que ela se encoraje e saia da condição do silêncio.

Nesta segunda-feira, 07, a Secretária de Assistência Social Sinara Crippa Milanez juntamente com a psicóloga Luciana Gerônimo e a Assistente Social, Patrícia De Lucca se reuniram para debater sobre a situação de Cocal que ainda possui um índice de denúncia muito pequeno. Além disso, os casos que vem são acompanhados de envolvimento com crianças e muitos outros ainda, a mulher não dá continuidade.

“Nosso objetivo é fazer com que a mulher encoraje-se e liberte-se do mal da violência, bem como, resgatar a sua autoestima.  A mulher é bonita, inteligente, necessária e tem o seu valor. A beleza não pode ser apenas algo externo, ela tem que vir de dentro, ou seja, a mulher precisa estar feliz e não criar uma máscara para viver em sociedade. Mulher feliz é aquela que vive sem a violência, tem uma vida em paz e sem se sentir culpada por ser violentada, achar que está merecendo a agressão do companheiro”, ressalta a equipe.

Segundo a psicóloga Luciana o Creas faz o atendimento para ajudar as mulheres que se mantêm em silêncio. “É importante que as vítimas façam a ligação anônima por meio do disk 180, o boletim de ocorrência ou procurem pelo Creas do município. Estamos aqui para encorajá-las, dar apoio para que possam encarar essa realidade de forma liberadora e fiquem longe de qualquer tipo de violência. As medidas de proteção à mulher estão ai para serem colocadas em prática, contudo, a vítima não pode se calar”, destaca.

Serviço do Creas às mulheres de Cocal do Sul As mulheres Sul Cocalenses, vítimas de violência, podem contar com o apoio do Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social que mantém um serviço de atendimento específico, realizado no CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social.

Por isso, quando o assunto é violência contra a mulher, o atendimento especializado e o acompanhamento das vítimas são fatores primordiais para a resolução legal dos casos e, principalmente, para o resgate da dignidade das mulheres agredidas. Estas são algumas das atribuições do CREAS que oferece um espaço exclusivo para o atendimento às vítimas da violência.

No local, as mulheres são assistidas pela equipe composta por psicóloga, assistente social, além de outros funcionários que dão orientações e fazem o acompanhamento dos casos. “Violência contra mulher é crime. Está na Lei.

Toda a mulher independente de classe, raça, etnia, renda, cultura, nível educacional, idade e religião goza dos direitos fundamentais inerentes a pessoa humana, sendo-lhe assegurada a oportunidade e facilidade para viver sem violência. Preservar sua saúde física, mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social. Denuncie. Busque ajuda”, orienta a  assistente social Patrícia.

O trabalho do Creas também se estende aos familiares envolvidos na situação de violência. A equipe realiza acompanhamento psicossocial e jurídico da mulher em situação de risco social e violência doméstica familiar. “Nós trabalhamos na orientação e apoio, para que as mulheres possam superar a situação em que elas se encontram. Se você estiver vivendo ou sabendo de casos de violência contra a mulher, procure ajuda no Creas”, pontua Patrícia.

Conheça os tipos de violência Contra a Mulher

Violência Física: Esta violência pode se manifestar de várias formas: • tapas, empurrões, socos, mordidas, chutes, queimaduras, cortes, estrangulamento, lesões por armas ou objetos, obrigar a tomar medicamentos desnecessários ou inadequados, álcool, drogas ou outras substâncias, inclusive alimentos. E ainda, tirar de casa à força, amarrar, arrastar, arrancar a roupa, abandonar em lugares desconhecidos, danos à integridade corporal decorrentes de negligência (omissão de cuidados e proteção contra agravos evitáveis como situações de perigo, doenças, gravidez, alimentação, higiene, entre outros).

Violência Sexual: D

iversos atos sexualmente violentos podem ocorrer em diferentes circunstâncias e cenários. Dentre eles pode-se citar: estupro dentro do casamento ou namoro; estupro cometido por estranhos; investidas sexuais indesejadas ou assédio sexual, inclusive exigência de sexo como pagamento de favores; abuso sexual de pessoas mental ou fisicamente incapazes; abuso sexual de crianças; casamento ou coabitação forçada, inclusive casamento de crianças; negação do direito de usar anticoncepcionais ou de adotar outras medidas de proteção contra doenças sexualmente transmissíveis; aborto forçado; atos violentos contra a integridade sexual das mulheres, inclusive mutilação genital feminina e exames obrigatórios de virgindade; prostituição forçada e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual; estupro sistemático durante conflito armado.

Violência Psicológica: É toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano á autoestima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa. Inclui: insultos constantes; humilhação; desvalorização; chantagem; isolamento de amigos e familiares; ridicularizarão; rechaço; manipulação afetiva; exploração; negligência (atos de omissão a cuidados e proteção contra agravos evitáveis como situações de perigo, doenças, gravidez, alimentação, higiene, entre outros); ameaças; privação arbitraria da liberdade (impedimento de trabalhar, estudar, cuidar da aparência pessoal, gerenciar o próprio dinheiro, brincar, etc.); confinamento doméstico; criticas pelo desempenho sexual; omissão de carinho; negar atenção e supervisão.

O Creas de Cocal do Sul está localizado na rua Voluntário da Pátria, nº 494, centro. O telefone para contato é o 48. 3447-2119.