Música para aprender e se divertir

Aulas de violão gratuitas na rede municipal atendem cerca de 140  crianças e adolescentes

O Projeto Aulas de Violão desenvolvido pela Secretaria de Educação de Cocal do Sul a cada ano vem dando resultados surpreendentes. Neste ano, o projeto expandiu e atende 140 crianças e adolescentes que realizam aulas no contraturno nas escolas Demétrio Bettiol, Cristo Rei e José Perucchi. A proposta da Secretaria de Educação é fazer com que a música também seja uma ferramenta transformadora na vida dos alunos, a exemplo do esporte e dos projetos Jogos de Mesa, Clubinho da Matemática, canto coral, entre outras iniciativas. “Nossa intenção é desenvolver as habilidades dos alunos de forma prazerosa. Todo o material didático é feito por apostilas que abordam o módulo teórico de noções musicais e a prática já no instrumento.

Observamos que o rendimento dos participantes cresce cada vez mais e a cada aula os alunos vem atingindo seus objetivos na música. É a música interagindo no aprendizado”, observa o instrutor Gabriel Da Rolt.

Para os alunos, as aulas são atrativas e divertidas. Stefany França, 9 anos, começou  aulas, antes fazia em escola partícula de música, e está gostando bastante. “Estou aprendendo bem. Gosto muito de tocar. A prática me ajuda no aprendizado técnico, timidez e me estimula a buscar sempre mais”, afirma. O mesmo acontece com Julio de Jesus, de 11 anos. “As aulas são muito boas. Uma oportunidade para todos os alunos fazerem algo diferente, legal e que a gente vai levar para a vida. Gosto muito”, avalia.

As aulas também motivam os alunos para apresentações em público. Há mais de dois anos, as crianças e adolescentes se apresentam nos principais eventos da cidade. Para participar das aulas, os estudantes da rede municipal devem se inscrever na secretaria das escolas Cristo Rei, Demétrio Bettiol e José Perucchi. O projeto atende os alunos do quaro ao nono ano.

Para a Vice-Prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato “poder oferecer aos nossos alunos música na escola é muito gratificante, pois observamos a vontade que eles possuem em aprender, desenvolver o gosto pela música, o raciocínio, autoestima, tornando-os adolescentes mais seguros e sempre capazes”, destaca.

Música para aprender e se divertir