Dia “D” contra a gripe acontece neste sábado em todos os postos de Cocal

A Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1 teve início nesta semana em todos os postos de saúde de Cocal do Sul. A meta do município preconizada pelo Ministério da Saúde é imunizar 4,5 mil pessoas que fazem parte do grupo de risco. Neste sábado (30), acontece o dia “D” da campanha e todas as unidades estarão em atendimento das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio dia. 

O município recebeu, no início da semana, 40% do total das doses. Todas já foram utilizadas. Nesta sexta-feira, mais 15% chegarão para a campanha. “O restante das vacinas chegará nas próximas semanas”, afirma a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gilmara Viel.

 

A vacina não é recomendada para pessoas com alergia ao ovo ou que já tiveram reação anafilática ou alérgica à vacina.

Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?

Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas após a vacinação e, apresenta geralmente, duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre após 4 a 6 semanas após a vacinação.

Saiba mais sobre a H1N1

 

A diferença entre a gripe H1N1 e um resfriado comum é que a gripe é uma infecção viral causada pelo vírus Influenza do tipo A, B ou C. A que causa a doença nos humanos é o A ou B. “Os dois podem causar a gripe, mas o Influenza A tem maior transmissibilidade e possibilidade de causar casos mais graves. Entre os tipos de Influenza A, temos principalmente dois que causam a maioria dos episódios de gripe, Influenza A H1N1 e Influenza A H3N2. Todos estes vírus citados estão circulando no estado”, afirma o Médico Infectologista, Raphael Elias Farias.

 

Os sintomas mais comuns da gripe são febre alta, dor de garganta, tosse, dor no corpo, falta de ar e outros sintomas. O médico explica que a principal maneira de prevenir a gripe é através da vacinação e de cuidados de higiene.

“A vacina possui cobertura para Influenza A H1N1, A H3N2 e Influenza B, ou seja, para os principais vírus da gripe atualmente circulantes. É importante também lavar as mãos com frequência, evitar aglomerados de pessoas, manter os ambientes arejados, ter etiqueta ao tossir e hábitos saudáveis”, explica o Dr. Raphael. 

 

Mais informações podem ser obtidas nos postos de saúde do município.