Usuários do Caps praticam graffiti e arte embeleza muro da sede do Centro

O muro que cerca o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Cocal do Sul não é mais o mesmo. Cores, formas e desenhos diversos expressam o belo por meio da arte produzida pelo grupo de usuários do Caps. O resultado desta experiência é decorrente da oficina de arte em graffiti realizada na terça e quarta-feira, 26 e 27. Trabalho que  encantou os participantes. “A atividade foi muito criativa e importante porque a gente pode criar e trocar informação. Nunca tinha grafitado antes e eu adorei a experiência. O trabalho ficou lindo”, observou a usuária Alete Aparecida Velho, de 50 anos.

 

A iniciativa foi coordenada pela Arte Terapeuta, Agnes Ribeiro Pereira e contou com atuação voluntária do grafiteiro Gustavo Menezes. A proposta em promover uma atividade diferente surgiu com o estudo da artista Eli Heil, de Florianópolis junto aos usuários. Eli era profissional de educação física e acabou enferma, desenvolvendo uma forte depressão. No decorrer do tratamento, ela conseguiu dar a volta por cima por meio da arte. Pintava rostos desconhecidos, comuns na visão de um depressivo, e colocava o que sentia em seus desenhos. Ao sair do hospital, especializou-se e hoje é uma das aristas plásticas mais talentosas do país. 

“Com base neste contexto, os pacientes conheceram uma técnica diferente, o graffiti, onde realizaram algumas interferências juntamente com o grafiteiro que ia harmonizando o trabalho. O resultado foi surpreendente e mais ainda foi a satisfação do grupo que participou usando a liberdade de expressão ao inserir a arte. Na verdade, o graffiti vem justamente para passar esse recado da artista, mostrar que somos todos capazes”, afirmou Agnes. 

Segundo o graffiteiro a técnica do graffiti  é uma arte contemporânea, moderna. “Atuo há oito anos e esse trabalho social só vêm para mostrar o quanto as pessoas são criativas e hábeis. Todos interagiram e deixaram a sua marca. Pra mim é uma gratidão poder dividir a minha arte e, em troca, receber tamanha valorização”, destaca Gustavo.