Governo de Cocal entrega novo ESF do bairro Horizonte e presta homenagem à primeira enfermeira do município, Dona Amábile

A comunidade do bairro Horizonte recebeu nesta sexta-feira, 29, a nova sede do Estratégia Saúde da Família “Salute Possamai Della Candiotto – Amábile”.

A obra foi inaugurada pelo Governo Municipal de Cocal do Sul por meio da Secretaria de Saúde e é mais um importante passo na atenção à saúde do município, proporcionando melhor atendimento com consultas médicas para adultos e crianças, pré-natal para gestantes e cuidados da saúde bucal da população. Os participantes foram recebidos pelo prefeito Ademir Magagnin, a primeira-dama, Maria de Fátima Dajori Magagnin, vice-prefeita Cirlene Gonçalves e a Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez.  A cerimônia contou ainda com a presença dos deputados estaduais, José Nei Ascari e José Milton Sheffer, autoridades municipais, lideranças, moradores e profissionais da saúde.

A estrutura de 290 m² atenderá quase 2,7 mil pessoas dos bairros Horizonte, Monte Carlos, Brasília, Ângelo Guollo e Alfhaville num espaço que contará com salas de vacina, reunião, espera, farmácia, curativo, consultórios médico e odontológico, banheiros, cozinha, entre outros. Antes, os serviços em saúde eram prestados em um prédio alugado pela prefeitura no bairro Brasília.

Segundo o Prefeito Ademir Magagnin o novo ESF serve de modelo para a região tendo em vista a sua estrutura. “Além do amplo espaço moderno, ele conta ainda com sistema de energia solar com placas fotovoltaicas, ou seja, ele irá produzir a sua própria energia. Investimento de R$ 408 mil em parceria com o Governo Federal. Obrigado a todos pela oportunidade em poder estar realizando esse trabalho, pois nós gestores fizemos tudo com muita dedicação para que as coisas saiam da melhor forma possível. Está comunidade era a única que não tinha local adequado para o atendimento. Agora vamos poder dar melhor acolhimento aos pacientes, o que nos motiva a continuar trabalhando cada vez mais pelo município”, destacou.

A nova unidade também presta homenagem à primeira enfermeira do município, “Salute Possamai Della Candiotto, carinhosamente conhecida como Amábile, in memoriam, por toda a dedicação prestada. “Agradeço ao prefeito, aos vereadores e toda administração por este tão importante reconhecimento, com certeza ela estaria muito por esse momento. Minha esposa sempre atuou de forma dócil, profissional e pelas pessoas. Ela tinha muito amor pelo que fazia. Em São Paulo quando iniciou, chegava a realizar de 3 a 4 partos ao mesmo tempo. A proteção, ela pedia a Nossa Senhora do Bom Parto. Que a sua história possa servir de inspiração aos profissionais de hoje. Que eles possam seguir este exemplo, de fazer com amor e ajudar o próximo”, relatou o professor aposentado, Celeste Canditto, esposo da homenageada.

Para a Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez o momento é só de agradecimento. “Trabalhamos muito para apresentar esse espaço maravilhoso.

Tenho orgulho da minha equipe e tenho certeza que ela fará valer todas as palavras do seu Celeste”, ressaltou

A moradora Dalva Carrer recebe com satisfação a nova obra para a comunidade.

“Fui sempre bem atendida nesta unidade. Com certeza esse investimento só vem para melhorar ainda mais. Além disso, não são todas as comunidades que possuem uma estrutura como essa”, observou.

Dona Amábile, a primeira enfermeira de Cocal

Salute Possamai Della Candiotto, conhecida carinhosamente como Dona Amabile, nasceu 18 de dezembro de 1935. Era filha de José Possamai Della e Rosina Piva. Era a última filha do casal dos nove filhos que ainda estava viva. Amabile estudou na Escola de Enfermagem Santa Catarina, em São Paulo Capital, onde deu início a carreira de enfermagem. Depois atuou nos hospitais de São Joaquim, Urussanga, Araranguá e foi a primeira enfermeira em Cocal do Sul onde trabalhou nos postos de saúde até se aposentar. Também foi parteira e atendia aos partos em casa. O que mais gostava de fazer era ajudar as pessoas por meio de seu trabalho que era a sua paixão. Tinha muito amor pelo que fazia. Em 1969, casou-se com Celeste Candiotto com quem teve dois filhos: Celestino e Natanael. Amábile sempre foi uma mulher dedicada à família. Além da profissão cuidava da casa, enfermidades da família e trabalhava na agricultura e pecuária. Quando nova também era zeladora da igreja São Sebastião, em Linha Ferreira Pontes, localidade onde nasceu, em Cocal do Sul. Durante seus 80 anos em vida, Amábile foi uma mulher guerreira e trabalhadora que sempre buscou a força da fé para levar a sua vida e concluir a sua missão.

“As pessoas que viveram essa época recordam com carinho do seu trabalho e forma dedicação em atender os pacientes. Sempre preocupada e carinhosa, minha mãe colocava o seu dom em prática da melhor forma que ela

podia: com muito amor e ajudando as pessoas nas horas mais difíceis”, relembra Natanael Candiotto.

Fotos: em anexo segue foto de Dona Amábile e outra foto na época da inauguração do posto central, em ……… Na foto as enfermeiras Dona Amábile e Catarina Galatto e o Intendente da época, Lédio Scarpato. Demais fotos da inauguração.