Professoras de Cocal recebem treinamentos para prepararem os alunos para a Olimpíada Regional Mirim de Matemática da UFSC

As professoras do Clubinho de Matemática de Cocal do Sul, Diana Morona e Maria Albertina Guizo (Beth), participaram, na última semana, do treinamento para 6ª  Olimpíada Regional Mirim de Matemática (ORMM).

Com o apoio da Secretaria de Educação, o treinamento foi realizado no Centro das Físicas e Matemáticas, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Ao todo serão cinco encontros, aos sábados, até a realização da 6ª ORMM que acontecerá no dia 30 de setembro de 2016. Segundo a professora Diana a capacitação busca preparar os educadores das escolas participantes, bem como,  discutir a resolução de problemas matemáticos. “A participação neste tipo de treinamento é uma forma de reciclar conhecimentos e buscar maneiras e possibilidades de ensinar e preparar os alunos para esta competição. No ano passado participamos pela primeira vez e  conquistamos 5 medalhas de bronze e 1 de prata e a participação dos treinamentos foi fundamental”, destaca.

O treinamento na UFSC é conduzido pelas professoras Drª. Carmem Suzane Comitre Gimenez e coordenado pelos professores  Gilles Gonçalves de Castro e Alda Dayana Mattos Mortari.  Cocal do Sul é o único município a participar fora da grande Florianópolis. O convite foi realizado no ano passado pelos coordenadores devido ao bom desempenho dos alunos nas Olimpíadas Nacionais de Matemática.

A ORMM é uma competição realizada em apenas uma etapa e envolve alunos do 5º ano do ensino fundamental por meio de uma prova com no máximo cinco questões discursivas.   No Brasil há duas grandes competições nacionais: a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ambas voltadas para alunos das séries finais do Ensino Fundamental (6o ao 9o ano) e Ensino Médio. Em Santa Catarina há também a Olimpíada Regional de Matemática (ORM), para alunos dos mesmos níveis. A ORM é um projeto de extensão do Departamento de Matemática da UFSC vinculado ao grupo PET e acontece desde 1998. Para 2016 há previsão de, no mínimo, nove escolas participantes, com total aproximado de 600 alunos envolvidos.